São Paulo, domingo, 02 de setembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro lado ou palanque?

Louve-se a transparência com que o jornal tratou o assunto, mas a Folha foi ludibriada -e com ela o leitor- no acordo que gerou a entrevista com Paulo Maluf publicada na terça.
Para "dar voz à versão" do ex-prefeito no caso Jersey -das contas no exterior-, levantado inicialmente, aliás, com exclusividade pelo jornal, este topou fazer-lhe por escrito 20 perguntas, sendo 5 sobre o caso e as demais sobre a prefeitura, economia e o governo de São Paulo.
Ora, Maluf foi evasivo sobre Jersey e usou as demais questões para, sufocado, disparar a metralhadora giratória.
Cinco perguntas são 25% de 20. Em número de linhas respondidas, porém, a proporção ficou bem diferente.
De um total de 364 linhas, só 12,4% (45) correspondem às perguntas sobre Jersey. As outras 319 linhas (87,6%) são usadas para atacar rivais.
Maluf teve seu "outro lado" em todas as reportagens anteriores, por meio de assessores ou advogados. Não falou diretamente porque não quis.
"Achamos importante trazer para o leitor a versão dele", diz Fernando de Barros e Silva, editor de Brasil. "Que ele tenha sido evasivo e lacônico, não deixa também de ser uma informação."
Pode ser. Mas, a rigor, não há, aí, nenhuma novidade.


Texto Anterior: Do dilema ao impasse
Próximo Texto: Gol contra
Índice


Bernardo Ajzenberg é o ombudsman da Folha. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Ele não pode ser demitido durante o exercício do cargo e tem estabilidade por seis meses após o exercício da função. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva do leitor -recebendo e verificando as reclamações que ele encaminha à Redação- e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Bernardo Ajzenberg/ombudsman, ou pelo fax (011) 224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue (0800) 15-9000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.