São Paulo, domingo, 02 de dezembro de 2001

Texto Anterior | Índice

Para cima, para baixo

Editoria de Arte


As duas manchetes reproduzidas acima, da Folha e do "Estado de S.Paulo" de sexta-feira, são um caso emblemático de como as opções editoriais podem ser subjetivas, dependendo dos humores de seu autor ou de inclinações políticas.
A partir dos mesmos dados divulgados na quinta-feira pelo IBGE, o "Estado" produziu uma manchete otimista.
O texto da chamada, por sua vez, dizia que, embora pequeno, o crescimento (de 0,34%) foi "um resultado melhor do que se esperava (...) um índice confortante diante da retração na economia mundial".
Já a Folha, com um viés negativista na manchete, afirmava no seu texto que este "foi o pior desempenho desde o terceiro trimestre de 1999", acrescentando que, "em relação ao trimestre anterior, a expansão do PIB foi de apenas 0,05%" -dado este ausente na chamada da capa do concorrente.
Esta, por sua vez, trazia a seguinte declaração do gerente de Contas Nacionais Trimestrais do IBGE, Roberto Olinto:
"Em termos gerais, em 2001 tem havido uma diminuição no nível de atividade bastante uniforme, mas todos os setores apresentaram crescimento".
Já a citação eleita pela Folha é do ministro Pedro Malan (Fazenda) e vai no sentido oposto: "Foi um ano terrivelmente complicado".
Leitor, faça sua escolha.


Texto Anterior: Operação caça-níquel
Índice
Bernardo Ajzenberg é o ombudsman da Folha. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Ele não pode ser demitido durante o exercício do cargo e tem estabilidade por seis meses após o exercício da função. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva do leitor -recebendo e verificando as reclamações que ele encaminha à Redação- e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Bernardo Ajzenberg/ombudsman, ou pelo fax (011) 224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue (0800) 15-9000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.