São Paulo, domingo, 03 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EM VEZ DE BOM CASO, FIGURAS CARIMBADAS

Final de ano é época de jornal magro e fraco. É verdade que feriados produzem poucos fatos -a não ser imprevistos.
Por isso é o momento apropriado para levantar assuntos que durante o ano não podem ser bem tratados por falta de espaço.
A editoria de Esporte teve gancho perfeito para promover ampla discussão sobre a legislação antidoping com o caso do jogador Jobson (ou Jóbson, as duas formas foram usadas), destaque do Botafogo no final do Campeonato Brasileiro de futebol.
Apesar da riqueza do caso e do personagem, eles foram praticamente ignorados, embora fechassem um ano em que número sem precedente de importantes esportistas brasileiros foram punidos por doping.
O livro e o filme abaixo indicados tratam muito bem do assunto e dão pistas importantes para boas reportagens de avaliação do problema.
A editoria preferiu gastar seu espaço, por exemplo, para previsível retrospectiva do ano com fotos de figurinhas carimbadas, como Ronaldo, Cielo, Kaká & cia.

PARA LER

"Doping e as Muitas Faces da Injustiça", de Sabino Vieira Loguercio, editora Age, 2003 (a partir de R$ 37,90)

PARA VER

"Doping", de Eriq La Salle, 1996 (disponível para alugar em videolocadoras)


Texto Anterior: Faltou empenho no fim do caso Sean
Próximo Texto: Onde a Folha foi bem...
Índice


Carlos Eduardo Lins da Silva é o ombudsman da Folha desde 24 de abril de 2008. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Não pode ser demitido durante o exercício da função e tem estabilidade por seis meses após deixá-la. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva dos leitores, recebendo e verificando suas reclamações, e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Carlos Eduardo Lins da Silva/ombudsman, ou pelo fax (011) 3224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue 0800 0159000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.