São Paulo, domingo, 05 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Índice

MAIS!

O novo formato

Recebi de vários leitores mensagens lamentando a mudança do formato do suplemento Mais!, que circula aos domingos.
Os leitores que escreveram demonstraram grande apreço pelo caderno, mas criticaram o novo formato standard. O tablóide era mais fácil de manusear e de arquivar, defenderam. Um email resume um pouco a frustração: "Sou leitora assídua e espero sempre com ansiedade a chegada do jornal do domingo para ser a primeira a pegar o caderno, disputado aqui em casa. Mas hoje, quando finalmente o encontrei tão igual ao resto, o primeiro sentimento foi de traição: como podem promover tais mudanças sem antes consultar, ouvir e considerar a opinião dos leitores? Qual o sentido dessa mudança?".
Encaminhei a pergunta para a Redação. Transmito a resposta que recebi do editor do caderno, Marcos Flamínio Peres:
"A Folha tem por tradição alterar projetos gráficos e editoriais de seus cadernos semanais para revitalizá-los e torná-los mais atraentes para os leitores. A mudança no Mais! acontece na seqüência de outras renovações, como as ocorridas no Folhateen, na Folhinha e no Equilíbrio. O Mais! havia mudado seu formato pela última vez em dezembro de 1999, dentro de um projeto mais amplo do jornal de "tabloidizar" seus suplementos. A volta ao formato standard vem acompanhada de novas seções, como "Biblioteca Básica", na qual uma personalidade escolhida pelo caderno escreve sobre um livro que considera fundamental, e "Contraponto", com abordagens inusitadas de intelectuais sobre várias áreas das artes e do saber. O caderno estreou ainda a coluna do psicanalista Renato Mezan".
Convenceu? A mim tampouco. Mas muitos leitores gostaram da mudança.

Texto Anterior: A imprensa nos trilhos
Índice


Marcelo Beraba é o ombudsman da Folha desde 5 de abril de 2004. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Não pode ser demitido durante o exercício da função e tem estabilidade por seis meses após deixá-la. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva dos leitores, recebendo e verificando suas reclamações, e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Marcelo Beraba/ombudsman, ou pelo fax (011) 224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue (0800) 15-9000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.