São Paulo, domingo, 14 de outubro de 2001

Texto Anterior | Índice

Primeiras gafes

Após um mês, vale registrar algumas gafes comprovadas -pode haver outras- cometidas pela imprensa até agora na cobertura dos atentados.
No próprio dia 11 de setembro, a CNN informou que havia um quinto avião sequestrado, além dos que atingiram o Pentágono e as torres gêmeas e daquele que caiu sem atingir alvo algum. A informação, viu-se ao final do mesmo dia, era falsa.
Tão falsa quanto a versão do governo, propalada pela mídia, de que o avião do presidente Bush (Air Force One) era alvo dos terroristas. Tal "informação" foi usada para explicar o fato de Bush manter-se longe da Casa Branca no dia dos ataques.
Na semana passada, revelou-se que um jovem de 16 anos (foto ao lado) afegão inventou ter sido atingido nos bombardeios para escapar rumo ao Paquistão.
Comprovou-se no hospital que, na verdade, ele perdera parte da perna esquerda ao ser atingido por uma das minas espalhadas no país desde a ocupação soviética (79-89).
No Brasil, houve muito barulho em torno de uma ocorrência até agora nebulosa.
É o caso de Hermes Barbosa de Lima, 23, que chegou ao país em 18 de setembro dizendo ter apanhado em Bridgeport (Connecticut) de um grupo de americanos que o teriam confundido com um imigrante árabe.
O consulado brasileiro em Nova York não confirmou ter sido esse o motivo do conflito. E ficou por isso mesmo.



Texto Anterior: O dilema
Índice


Bernardo Ajzenberg é o ombudsman da Folha. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Ele não pode ser demitido durante o exercício do cargo e tem estabilidade por seis meses após o exercício da função. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva do leitor -recebendo e verificando as reclamações que ele encaminha à Redação- e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Bernardo Ajzenberg/ombudsman, ou pelo fax (011) 224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue (0800) 15-9000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.