São Paulo, domingo, 18 de julho de 2004

Texto Anterior | Índice

Sem eufemismos

A secretária de Redação Suzana Singer explica que parte da demora na publicação de retificações pode ser atribuída aos procedimentos internos do jornal: "Temos uma série de controles internos para checar até informações que nem foram questionadas pelos leitores. Todas as correções passam pelas editorias responsáveis antes de serem publicadas.
É uma forma de descobrirmos a origem do erro. Esse processo leva algum tempo porque muitas vezes os casos são complicados". Mas ela mesma considera que esse tempo não pode resultar em protelação: "É obrigação da Redação agilizar ao máximo esse procedimento para que o leitor tenha informação corrigida o quanto antes".
O jornal criou, em fevereiro de 1991, a seção "Erramos" (na pág. A3), onde concentra as suas emendas. Foi a forma escolhida para dar visibilidade às correções e facilitar a sua localização.
O "Manual da Redação" recomenda que os erros sejam retificados "sem eufemismo" e que a retificação deve ser publicada "assim que a falha for constatada, mesmo que não haja pedido externo à Redação".
Como vimos, o processo não é tão simples. No dia 30 de abril, o coordenador do Programa de Qualidade, Rogério Ortega, distribuiu para todos os jornalistas da Folha um comunicado em que relembrava que "os editores têm cinco dias úteis para encaminhar ao "Painel do Leitor", as erratas solicitadas pelo Programa de Qualidade -ou para contestá-las, quando for o caso". Diz ainda o comunicado que, se esse prazo findar sem nenhuma manifestação dos editores, o jornal publicará o "erramos".
O jornal publicou no primeiro semestre do ano passado 528 correções. Neste ano, foram 551. Isso mostra que há uma disposição da Folha em acertar. Precisa ser mais rápida.


Texto Anterior: Correções mais rápidas
Índice


Marcelo Beraba é o ombudsman da Folha desde 5 de abril de 2004. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Não pode ser demitido durante o exercício da função e tem estabilidade por seis meses após deixá-la. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva dos leitores, recebendo e verificando suas reclamações, e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Marcelo Beraba/ombudsman, ou pelo fax (011) 224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue (0800) 15-9000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.