São Paulo, domingo, 18 de novembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Casa de ferreiro...

A Folha mostrou semana passada, nela própria, como interesses mais amplos de grupos de comunicação podem afetar negativamente o noticiário de seus próprios veículos, pondo em risco sua credibilidade.
Trata-se de um fenômeno internacional, crescente, que, se não for combatido, abalará tradicionais pilares do melhor jornalismo.
Aconteceu segunda-feira com o texto "BOL recorre de decisão sobre publicidade", sobre disputa entre esse provedor de acesso à internet e a America Online.
Primeiro desvirtuamento: a notícia ocupava manchete de página, enquanto embaixo se noticiava a greve da Volkswagen contra milhares de demissões. Alguém tem dúvida de que esta última era notícia mais importante?
Outro desvirtuamento: o texto omite que o BOL pertence ao UOL Inc., que tem participação do Grupo Folha (ao tratar de empresa ligada às Organizações Globo, por exemplo, a Folha o explicita, como na quinta em "Promotor pede condenação da Net Rio por recursos de 'má-fé'").
Terceiro desvirtuamento: o texto era parcial, com o final enaltecendo o BOL e demonizando o concorrente.
Na quarta, a Folha, dignamente, deu que o iG superou o UOL em número de visitantes de sites. Ainda assim, continuou sem mostrar o vínculo UOL/Folha.
Tais erros foram enfim corrigidos em novo texto sobre o caso BOL-AOL na quinta (15). Ele é menor, expõe a relação BOL/UOL/Folha e traz a versão do concorrente.



Texto Anterior: Ombudsman - Bernardo Ajzemberg: Clamor e justiça
Próximo Texto: Sinal de alerta
Índice


Bernardo Ajzenberg é o ombudsman da Folha. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Ele não pode ser demitido durante o exercício do cargo e tem estabilidade por seis meses após o exercício da função. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva do leitor -recebendo e verificando as reclamações que ele encaminha à Redação- e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Bernardo Ajzenberg/ombudsman, ou pelo fax (011) 224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue (0800) 15-9000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.