São Paulo, domingo, 21 de outubro de 2007

Texto Anterior | Índice

Folha veta entrega de gravação a político

Boa notícia para os leitores da Folha: um comunicado enviado aos editores na segunda-feira tenta evitar a repetição de atos como a entrega, para um senador, da gravação de uma entrevista feita pelo jornal com um advogado.
A circular é assinada pela secretária de Redação (área de Edição) Suzana Singer.
Tem três frases: "Como regra geral, a Folha não disponibiliza gravações de entrevistas para políticos, polícia, advogados, promotores etc, salvo se houver determinação da Justiça. A cessão de fitas para órgãos de imprensa deve ser discutida com as chefias. Se houver interesse jornalístico, podemos veicular o conteúdo de entrevistas na Folha Online".
Os princípios editoriais da Folha, condensados no seu "Manual da Redação", já tinham esse sentido. A nova norma é mais explícita.
O episódio que lhe deu origem foi comentado aqui no domingo passado: o jornal repassou ao senador Demóstenes Torres o áudio da entrevista de um advogado que confirmava ter havido discussão sobre espionagem, contra parlamentares, em uma reunião.
Agora a regra é clara: a Folha é que dá ou não conhecimento público de gravações com entrevistados que negam declarações atribuídas a eles. Essa prerrogativa não será terceirizada, seja quem for o político intermediário.


Texto Anterior: De Collor a Jobim, o marketing triunfa
Índice


Mário Magalhães é o ombudsman da Folha desde 5 de abril de 2007. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Não pode ser demitido durante o exercício da função e tem estabilidade por seis meses após deixá-la. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva dos leitores, recebendo e verificando suas reclamações, e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Mário Magalhães/ombudsman, ou pelo fax (011) 3224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue 0800 0159000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.