São Paulo, domingo, 23 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Afinal, o que Soninha adoraria?

A vereadora e colunista desta Folha, Soninha Francine, recorreu ao ombudsman para reclamar do título de reportagem publicada por este jornal em 30 de outubro: "Soninha afirma que "adoraria" participar da equipe de Kassab".
A frase passou a circular como argumento político contra ela, que afirma ter dito o contrário. "Disse que adoraria ter poder, mas isso não significa que aceitaria participar da "equipe de Kassab" (expressão que nunca usei) porque não poderia ter certeza de que isso significa ter poder de fato".
Mandei a queixa à Redação, que respondeu: "O título está correto e a reportagem reproduz textualmente declaração da vereadora, gravada".
A vereadora rebateu: "Nenhum trecho da entrevista -gravada, ótimo!- trará frase em que afirme que adoraria fazer parte da equipe de Kassab. Poder Executivo não é sinônimo de equipe do Kassab".
A Redação voltou a sustentar o título, "correto e honesto". A queixosa pediu "o arbítrio do ombudsman", que solicitou acesso à gravação ou sua transcrição, o que lhe foi negado, sob o argumento de que a ele "cabe criticar o jornal, mas suas sugestões e observações não têm caráter deliberativo".
Nunca sonhei que tivessem. Mas para emitir opinião justa e conscienciosa, precisaria ter todos os elementos. Com os de que disponho agora, considero que a Folha, no título em questão, distorceu as declarações da entrevistada.


Texto Anterior: "Vão pintar o cabelo de azul"
Próximo Texto: Para ler
Índice


Carlos Eduardo Lins da Silva é o ombudsman da Folha desde 22 de abril de 2008. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Não pode ser demitido durante o exercício da função e tem estabilidade por seis meses após deixá-la. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva dos leitores, recebendo e verificando suas reclamações, e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Carlos Eduardo Lins da Silva/ombudsman, ou pelo fax (011) 3224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue 0800 0159000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.