São Paulo, domingo, 24 de fevereiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para esclarecer

Critiquei aqui, na semana passada, o jornal "Globo" por ter omitido de reportagem publicada na sexta-feira 15 sobre a Telecom Italia a informação de que seu presidente admite a possibilidade de se desfazer das ações que possui da Globo.com (empresa de internet do mesmo grupo do jornal).
Seu diretor de Redação, Rodolfo Fernandes, nega ao ombudsman ter havido omissão deliberada e afirma que o texto do jornal apenas reproduziu o material enviado na quinta-feira por uma agência de notícias.
De fato, o primeiro despacho enviado (em português) pela agência não trazia a informação. Ela apareceu, porém, em atualizações do texto (agora em inglês) enviadas aos clientes ao longo do dia.
Foi da quarta versão, por exemplo, que a "Gazeta Mercantil" (que usou a mesma agência) tirou o dado, alçando-o à abertura do seu texto.
Pode ter havido azar ou uma falha técnica, admito. Objetivamente, porém, o "Globo" acabou sendo o único dos diários nacionalmente influentes do país a não trazer uma informação que, no entanto, lhe dizia respeito diretamente.



Texto Anterior: Ombudsman - Bernardo Ajzemberg: Pearl & Finkel
Próximo Texto: Sutilezas
Índice


Bernardo Ajzenberg é o ombudsman da Folha. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Ele não pode ser demitido durante o exercício do cargo e tem estabilidade por seis meses após o exercício da função. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva do leitor -recebendo e verificando as reclamações que ele encaminha à Redação- e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Bernardo Ajzenberg/ombudsman, ou pelo fax (011) 224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue (0800) 15-9000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.