São Paulo, domingo, 25 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A COBERTURA

O que faltou

A pedido do ombudsman, a jornalista Inês Zanchetta e a pesquisadora Leila Monteiro da Silva, do Instituto Socioambiental, ONG especializada na questão indígena, fizeram a seguinte avaliação da cobertura da Folha no caso dos cintas-largas:
"De início, a cobertura foi muito factual. Não analisou profundamente o que está por trás do conflito, como a questão do contrabando de diamantes e suas conexões internacionais, a ausência do Estado na área (quando o Estado age, o faz de forma tópica e, muitas vezes, depois que o conflito se generalizou) e o papel de polícia que os índios exerceram indevidamente ao retirar os garimpeiros da área.
Faltou ouvir ainda outros atores, como o relator nacional para o Direito Humano ao Meio Ambiente, Jean-Pierre Leroy (que enviou relatórios e cartas ao governo ao longo do ano passado alertando para o iminente conflito armado), o Ministério Público (especialmente os procuradores da 6ª Câmara), antropólogos e o Cimi (Conselho Indigenista Missionário, da igreja)."
A secretária de Redação Suzana Singer preferiu não comentar as observações do instituto.


Texto Anterior: O Brasil não conhece o Brasil
Próximo Texto: Corrupção no Judiciário
Índice


Marcelo Beraba é o ombudsman da Folha desde 5 de abril de 2004. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Não pode ser demitido durante o exercício da função e tem estabilidade por seis meses após deixá-la. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva dos leitores, recebendo e verificando suas reclamações, e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Marcelo Beraba/ombudsman, ou pelo fax (011) 224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue (0800) 15-9000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.