São Paulo, domingo, 29 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Swap cambial reverso"? Você sabe o que é?

Dinheiro citou cinco vezes a expressão "swap cambial reverso" no sábado 21 de abril. Não explicou o que é. Na crítica da segunda, lembrei que os leitores não são obrigados a conhecer tal palavrão. Na quinta, a incógnita voltou. De novo, o jornal não a traduziu aos não iniciados no "economês".
Pedi, e Dinheiro enviou, definição para "swap cambial reverso": "É um contrato que o Banco Central vende aos bancos. De sua parte, o BC paga uma taxa de juros aos bancos para ficarem com o título. E os bancos pagam à autoridade monetária a variação do câmbio em determinado período".
Deu para entender?


Texto Anterior: Leitor opina sobre duas coberturas
Próximo Texto: Gravidez de 12 meses
Índice


Mário Magalhães é o ombudsman da Folha desde 5 de abril de 2007. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Não pode ser demitido durante o exercício da função e tem estabilidade por seis meses após deixá-la. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva dos leitores, recebendo e verificando suas reclamações, e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
Cartas: al. Barão de Limeira 425, 8º andar, São Paulo, SP CEP 01202-900, a/c Mário Magalhães/ombudsman, ou pelo fax (011) 3224-3895.
Endereço eletrônico: ombudsman@uol.com.br.
Contatos telefônicos: ligue 0800 0159000; se deixar recado na secretária eletrônica, informe telefone de contato no horário de atendimento, entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.