São Paulo, domingo, 31 de janeiro de 2010 |
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JORNALISMO E INTERNET CIDADÃOS Oportunidades de utilização de instrumentos da internet pelo jornalismo em benefício do cidadão são inúmeras. Esta coluna tem divulgado algumas desde abril de 2009. São, quase sempre, soluções relativamente baratas e bastante eficientes sob todos os pontos de vista. Uma delas, adotada, entre outros, pelo "Journal Inquirer", da cidade de Manchester, Connecticut, costa leste dos EUA, se chama SeeClickFix. O programa permite acesso pelo computador a mapas de regiões determinadas, nos quais é possível postar reclamações a respeito de serviços públicos em geral, em cima do local em que o problema ocorre. A partir da primeira postagem, os responsáveis pela administração local podem responder sobre eventuais providências ou dar explicações, outras pessoas podem comentar o assunto, o jornal que publica o mapa em sua edição eletrônica pode cobrar os governantes ou acrescentar informações. Isso é criatividade, inteligência, tecnologia, disposição colocadas a serviço do bem comum. Texto Anterior: O caso do professor de pós sem pós Próximo Texto: Onde a Folha foi bem... Índice Carlos Eduardo Lins da Silva é o ombudsman da Folha desde 22 de abril de 2008. O ombudsman tem mandato de um ano, renovável por mais dois. Não pode ser demitido durante o exercício da função e tem estabilidade por seis meses após deixá-la. Suas atribuições são criticar o jornal sob a perspectiva dos leitores, recebendo e verificando suas reclamações, e comentar, aos domingos, o noticiário dos meios de comunicação.
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