Índice geral Opinião
Opinião
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Editoriais

editoriais@uol.com.br

Pesquisas melhores

A partir do ano que vem, o IBGE pretende divulgar os resultados de novas pesquisas de variação de preços e de nível de emprego, agora com estatísticas de abrangência nacional.

Hoje, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial, é calculado com base em dados recolhidos em Brasília, na cidade de Goiânia e em nove regiões metropolitanas -São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Belém, Fortaleza, Recife e Salvador.

Já a Pesquisa Mensal de Emprego tem alcance mais restrito. Apura informações nas regiões metropolitanas de Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio e Porto Alegre.

Pela nova sistemática, os dados nacionais acerca do mercado de trabalho passarão a vir de uma versão mensal simplificada da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, a Pnad. Nos moldes atuais, é um excelente levantamento, mas os resultados só são divulgados um ano após a coleta, devido à complexidade do processamento.

Além disso, o IBGE passará a fazer todo ano a Pesquisa de Orçamentos Familiares, hoje quinquenal, que descreve as despesas das famílias e permite calcular a cesta de consumo média dos brasileiros, base para o cômputo da inflação.

As mudanças são necessárias, uma vez que o mapa das coletas de dados do instituto para aferir variação de preços e emprego já não parece adequado para detectar as transformações por que tem passado o país nos últimos 20 anos.

Numa enumeração rápida e parcial, pode-se lembrar que a maior parte da produção industrial paulista vem, hoje, do interior do Estado; que o Centro-Oeste é um dos polos mais dinâmicos da economia nacional; que a região onde o consumo cresceu mais rapidamente na última década foi o Nordeste.

Além de dar precisão aos números de emprego e preços, a renovação das pesquisas permitirá que se verifique de forma mais rápida e detalhada como decisões a respeito de taxas de juros, crédito, subsídios ou até benefícios sociais alteram o ritmo de atividade de regiões com perfis econômicos muito diferentes. É um passo importante para melhor conhecer o país.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.