Índice geral Opinião
Opinião
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel do Leitor

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online

Supremo
O STF tem a profunda e histórica obrigação moral de explicar em detalhes todas as acusações que recaem sobre o Judiciário. Omitir-se dessas explicações, valendo-se de superficiais argumentos jurídicos, só aumentará a desconfiança do povo. A grande força do Judiciário vem, antes de tudo, da dignidade insuspeitada dos seus juízes.
Paulo Ary Dias Ribeiro (Santos, SP)

-

Graças às intervenções da imprensa, notadamente à da Folha, o ministro do STF Ricardo Lewandowski veio a público tentar justificar o seu autoritarismo no episódio que envolve a varredura do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) sobre eventuais "malfeitorias" praticadas pelo Judiciário (Painel do Leitor, ontem). De fato, o ministro e todos os seus pares precisam se conscientizar de que não estão imunes a qualquer investigação sobre patrimônio suspeito, assim como não está imune qualquer cidadão.
Claudio Terribilli (Guarulhos, SP)

-

Como leitor e assinante da Folha, a cada dia, ao receber este combativo jornal, fico de "alma lavada" ao ler os editoriais e as consistentes opiniões de seus colunistas. Ontem, o texto "Conflito de interesses", de Rogério Gentile ("Opinião"), escrito com tanta propriedade, abalou-me, como deve ter abalado o sentimento de milhares de brasileiros, ao constatar a vergonhosa situação de expressiva parcela do nosso Judiciário, envolvendo, agora, até ministros do STF, o órgão máximo da Justiça brasileira. Deus, onde vamos parar?
Parabéns ao colunista e à valiosa e combativa Folha.
Helio Gomyde (São Paulo, SP)

Argentina
Um tanto quanto distorcida, na minha opinião, a posição da Folha a respeito da "guerra" entre o governo argentino e o Grupo Clarín ("O papel do 'Clarín'", "Opinião", ontem). Se o que diz o proprietário do Grupo Perfil, Jorge Fontevecchia, for verdade ("'Governo e Clarín são culpados por crise'", "Mundo", ontem), o Grupo Clarín possui não só o monopólio de acesso à TV em Buenos Aires, mas um império midiático. Fontevecchia diz que isso resulta num obstáculo não só para o bom jornalismo mas para a pluralidade da informação.
Fabrizio Wrolli (São Paulo, SP)

-

A Argentina de Borges, Piaz-zolla, Gardel, do melhor cinema latino-americano da atualidade, de Maradona e, por que não dizer, dos aconchegantes cafés e das inúmeras bibliotecas hoje tem que se contentar em ser a Argentina de Cristina Kirchner.
Marcos Barbosa (Casa Branca, SP)

Síria
Ao que parece, os crimes do ditador sírio, Bashar Assad, ainda não comoveram nem as Nações Unidas nem as forças da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Seria porque a Síria não tem petróleo, ou tem mais coisa entre o céu e a terra do que suspeita a nossa vã filosofia? Ou seria apenas porque o número de vítimas no país ainda não atingiu o limiar de reação do ser humano moderno?
Hermínio Silva Júnior (São Paulo, SP)

Educação
Sobre o texto "De Oxford para a USP", de Claudia Antunes ("Opinião", ontem), há uma visão apequenada que tenta impor-se contra a universidade, traduzindo-se no seguinte: fora da visão do mercado, não há salvação! Assim, entre outros absurdos, "os cursos não técnicos, em especial", como diz a colunista, "são caricaturados como redutos de radicais e preguiçosos", já que não se enquadram facilmente dentro da visão utilitarista desse dito salvacionismo.
Obviamente, criticar essa visão redutora, de outro lado, não quer dizer que não se deva cobrar dos professores e dos alunos que busquem a excelência, nem que não sejam avaliados constantemente. Mas reduzir a universidade apenas a tais interesses, inclusive com punições aos alunos, é um erro sem tamanho, pois, até sem se perceber, caminha-se para um olhar unidimensional e totalitário da sociedade -fato, é claro, que não só está sendo combatido pelo texto em questão como também deve ser a luta de todo e qualquer cidadão!
Rogério Lustosa Bastos, professor da UFRJ (Rio de Janeiro, RJ)

Rodovias
Foi com imenso prazer que li a reportagem "Descida da Serra é o 'lado B' da Tamoios" ("Cotidiano", 21/12), sobre o estado calamitoso do trecho de serra da rodovia dos Tamoios, em SP. Todos os cidadãos do litoral reclamam do Estado a melhoria do trecho citado, e muitos, como eu, têm reclamado aos órgãos responsáveis, mas sem resultados.
Ghazi Moammar (São Paulo, SP)

Fronteiras
Sobre o Plano Estratégico de Fronteiras proposto pela presidente Dilma Rousseff, creio tratar-se de uma excelente ideia, desde que posta em prática. Assim, poderia impor óbice ao combate da criminalidade (tráfico de drogas e armas poderosas), o que seria um lenitivo para a população brasileira.
Mauricio Eustáquio Rodrigues (Ribeirão Preto, SP)

Cultura
São extremamente pertinentes as colocações apresentadas pelo professor da USP Teixeira Coelho em seu artigo "Os valores e a cultura" (Tendências/Debates, ontem). A discussão sobre as leis de incentivo e sobre os valores que guiam as escolhas das programações culturais tem ocorrido de maneira muito equivocada. Esperemos que os argumentos levantados por ele possam pautar o debate e orientar as decisões que necessitam ser urgentemente tomadas nesta área.
Marcelo Mattos Araújo, diretor-executivo da Pinacoteca do Estado de São Paulo (São Paulo, SP)

Boas-festas
A Folha agradece e retribui os votos de boas-festas recebidos do cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo (São Paulo, SP), Ives Gandra da Silva Martins, jurista (São Paulo, SP), Kátia Abreu, senadora (PSD-TO) (Brasília, DF), Hospital Sírio-Libanês (São Paulo, SP), Álvaro Staut Neto, secretário de Desenvolvimento Econômico de Pindamonhangaba (Pindamonhangaba, SP), Glaucia Noguera, diretora acadêmica do IICS - Instituto Internacional de Ciências Sociais (São Paulo, SP) e Santo Antônio Energia (São Paulo, SP).

www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080

Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090

www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000

ombudsman@uol.com.br

www.folha.com.br/ombudsman

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.