Índice geral Opinião
Opinião
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel do Leitor

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha.com

www.folha.com.br/paineldoleitor

Bahia
Não dá para entender!
Onde estão o PT, o PSB, o PTB, o PC do B, o PSOL, o PCO e os outros que não se posicionam sobre a greve na Bahia? Esses mesmos que, quando incitavam e promoviam essas greves, acusavam as autoridades de serem ditatoriais, truculentas, injustas e tudo mais. O que é diferente agora? A incoerência é grande.
Os policiais precisam e devem ganhar mais. Contudo a obrigação deles é proteger a população, responsável por pagar impostos que os mantêm na ativa. Isso deve ser assim para os governos de direita, de esquerda ou de centro.
Augusto Cezar A. Neto (São Paulo, SP)

Para os PMs mostrarem a importância de seus serviços, pode haver outra saída que não seja a greve? Sem o trabalho dos militares, a criminalidade aumenta muito, como podemos ver pelo que ocorre agora em Salvador. E, para cumprir essa árdua tarefa de enfrentar o perigo todos os dias, cara a cara, o que eles ganham simplesmente não vale a pena! A verdade é que, com o salário que recebem, é até difícil ter dignidade!
A paralisação promovida pelos policiais não é uma vergonha, como afirmam alguns. Vergonha são nossos parlamentares votarem aumento de salário -já altíssimo- para eles próprios.
Marina Sad (Juiz de Fora, MG)

Herzog
A boa história sobre o fotógrafo que fez a imagem do "suicídio" do jornalista Vladimir Herzog mostrou, mais uma vez, que o fato histórico e a verdade histórica só sairão do papel, dos fóruns, dos corredores acadêmicos e das negociatas políticas com iniciativas ousadas e "abusadas" como essa ("Instante decisivo", "Ilustríssima", 5/2). Sempre acreditei que o caminho para "desvendar os mistérios" que cercam o período da ditadura militar só teria algum efeito por meio do jornalismo independente, sério, responsável e investigativo.
Jurcy Querido Moreira (Guaratinguetá, SP)

Tablets
Só acho que o leitor Junios Paes Leme (Painel do Leitor, ontem), defensor dos tablets
para juízes e desembargadores, poderia ampliar a defesa desse direito para outros profissionais, desde que o equipamento fosse bem aproveitado. Ele, inclusive, poderia revoltar-se com o
fato de milhares de estudantes não terem recebido seu material escolar básico como noticiou a Folha ("Kit escolar atrasa e alunos iniciam aulas com cadernos do ano passado", "Cotidiano", 7/2). Não se trata de desmerecer o trabalho dos magistrados, só esperamos que cumpram melhor o seu dever.
Virginia Gonçalves (Londrina, PR)

Aeroportos
De acordo com o leitor Mauricio Nardi Jr. (Painel do Leitor, ontem), o pragmatismo do PT e da presidente Dilma é, na verdade, uma "correta avaliação dos ativos das estatais". Avaliaram em R$ 5,5 bilhões uma coisa que valia R$ 24,5 bilhões. E ainda chamam a avaliação de correta!
Alberto Semer (São Paulo, SP)

O leilão de aeroportos foi um sucesso! Mas por que será que ninguém lembra que essa privatização parcial está vindo com, ao menos, 20 anos de atraso? Se o PSDB e o PT tivessem feito isso antes, não estaríamos vivendo o caos aeroportuário de hoje e não passaríamos vergonha na Copa do Mundo de 2014.
Luiz E. Magalhães (São Paulo, SP)

PT
Quero parabenizar os colunistas Hélio Schwartsman e Eliane Cantanhêde pelos artigos
("O prazer da contradição" e "Quem te viu, quem te vê",
"Opinião", ontem), que abordaram a conduta do Partidos Trabalhadores sobre a greve dos policiais militares na Bahia e a privatização de aeroportos.
Gostaria de ver, a partir de agora, qual será o discurso nas próximas campanhas eleitorais. Eles sempre demonizaram tudo o que quaisquer governos fizeram, no entanto, quando as ações são dos governos deles, elas são angelicais.
Ricardo Paschoal (São Paulo, SP)

Fotografia
Quero agradecer à Folha pela belíssima foto que mostra o lindíssimo Malvino Salvador de sunga (Mônica Bergamo, 6/2). Fico extremamente cansada de abrir a "Ilustrada" e deparar-me só com fotos de mulheres seminuas, de biquíni etc., sendo que, como mulher, gostaria de apreciar corpos masculinos e pensar que o machismo já está no fim. Obrigada pelo deleite, Folha. Se possível, publiquem com mais frequência fotos voltadas a nós, mulheres. Também merecemos!
Márcia de Andrade (São Paulo, SP)

Urbanismo
Concordo com a análise de Vladimir Safatle ("Miséria do urbanismo", "Opinião", ontem). Ao refletir sobre as nossas cidades, percebemos que a realidade reivindica um bocado de planejamento urbano a fim neutralizar a existência de mundos separados, o aqui e o lá.
Enquanto a administração pública não age (via planejamento), as grandes empresas atuam como núcleos de decisão por meio da especulação imobiliária, o que gera, cada vez mais, o surgimento de condomínios fechados de alto padrão, verdadeiros enclaves fortificados. Surgem, assim, as cidades desiguais.
André Del Negri (Uberaba, MG)

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080

Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090

www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000

ombudsman@uol.com.br

www.folha.com.br/ombudsman

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.