Índice geral Opinião
Opinião
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ruy Castro

Na praia, a trabalho

RIO DE JANEIRO - Outro dia, levando uma amiga de São Paulo a passear pela orla, ela quis me provocar: "São duas da tarde de quarta-feira. Olhe para essa praia -sem espaço para uma pulga. E você quer me convencer que o carioca trabalha?".

Bem, já enfrentei desafios mais difíceis. Em uma hora de caminhada, do fim do Leblon ao Arpoador, fui-lhe apontando as pessoas que, na areia ou no calçadão, estavam ali a trabalho, movimentando a economia. Aqui vai um resumo:

Vendedores de cerveja, mate, biscoito Globo, sanduíche natural, cocada, picolé, pipoca, churros, biquíni, canga, chapéu, viseira, filtro solar, bijuteria e artesanato; entregadores de gelo e de coco para os quiosques; donos e empregados dos quiosques; alugadores de cadeira, barraca e piscininha inflável; instrutores de vôlei, carregadores de bolas e molhadores de areia; professores das escolinhas de futebol; profissionais do Flamengo fazendo ginástica, inclusive Ronaldinho Gaúcho.

Personal trainers; massagistas de shiatsu; encarregados dos postos; salva-vidas (agora sentados no papa-imóvel, aquela cadeira alta); varredores e garis da prefeitura; conservadores da vegetação nativa; calceteiros; PMs e guardas municipais; turma do Choque de Ordem; tiradores de pressão arterial; pescadores (para vender no Posto 6); passeadores de cachorro; garimpeiros de valores perdidos; arquitetos de castelos de areia; craques de embaixadinhas com limão; etc.

Mas é claro que a maioria não estava trabalhando. Uma voltinha entre os banhistas revelou que, àquela hora da tarde, num dia útil de verão, o grosso da praia era de estudantes em férias, babás e domésticas em hora de folga, aposentados, desempregados, artistas de cinema e TV e, claro, turistas na maior felicidade. Dos quais pelo menos metade era de, olha só, paulistas.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.