Índice geral Opinião
Opinião
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel do Leitor

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha.com

www.folha.com.br/paineldoleitor

Caso Cachoeira
Se nossa Justiça anular o inquérito de Cachoeira com base na alegação de que as escutas da PF foram ilegais, será difícil engolir mais esse artifício de rebuscado formalismo. Como a defesa sabe com quem está lidando, não custa tentar, não é mesmo?
Alberto Jabur (Curitiba, PR)

-

Acabo de ler a lista dos indicados pelos partidos para a CPI do caso Cachoeira e fiquei chocada. Nenhuma mulher. É inegável que ainda somos um país machista.
Fabiana Tambellini (São Paulo, SP)

Judiciário
Perfeito o editorial "Em busca do equilíbrio" ("Opinião", 22/4). Com o Legislativo mergulhado em denúncias e o Executivo que ainda não sabe como agir, o papel do Supremo Tribunal Federal será cada vez maior. Porém a serenidade exigida de seus ministros será imprescindível, sendo fator relevante para a mais alta corte do país.
Luiz Manoel Gomes Júnior (Barretos, SP)

Religião
Em seu artigo "Intolerância religiosa" ("Ilustrada", 21/4), Drauzio Varella apresenta o mesmo viés observacional que imputa aos religiosos. Não é o "fervor religioso" que tem motivado atos violentos ao longo da história, mas, sim, a luta fervorosa por distintas visões de mundo.
Alexandre Matone (São Paulo, SP)

-

A propósito do artigo de Drauzio Varella, Guilherme Mello Ferraz de Siqueira (Painel do Leitor, ontem) disse que os antigos não cometeram o erro de se suporem "deusinhos". Pior. Consideravam-se "deusões". Criaram guerras religiosas, despotismo e escravidão.
Manuel do Espírito Santo Amaro (São Paulo, SP)

Paul McCartney
Rodrigo Levino, enviado especial da Folha a Recife, parece não ter visto o show de Paul McCartney no último sábado, daí os erros e o preconceito contidos na reportagem "Ex-beatle sua para sacudir público em Recife" ("Ilustrada", 23/4). Algumas pessoas até estavam presentes, mas não tiveram capacidade para ver.
Aluísio Xavier (Recife, PE)

Redes sociais
Concordo com João Pereira Coutinho ("Redes e aquários", 24/4). Quem usa o Facebook para substituir a realidade não aumenta o seu "capital social". Isso é um alerta para mais um vício que toma conta de nós.
Randolfo Paiva (Belo Horizonte, MG)

Irã
Pensei que as leis iranianas em relação à pedofilia fossem mais rigorosas e que ocorreria punição exemplar ao diplomata que é acusado de molestar menores em uma piscina em Brasília. Será que, em relação às mulheres brasileiras, tudo é permitido?
Melchior Moser (Timbó, SC)

Seca
A tragédia da seca no Nordeste não é novidade, bem como a incompetência, a falta de vontade política, o assistencialismo e o coronelismo praticados pelos oligarcas há séculos na região.
O governo, em vez de lutar contra isso, alia-se a esses "coronéis" em nome da "governabilidade" e cria a Bolsa Estiagem como "solução", contribuindo para a perpetuação dessa triste realidade ("Contra seca, Dilma cria Bolsa Estiagem", "Cotidiano", ontem). Luiz Nusbaum (São Paulo, SP)

Futebol
Que me perdoe o técnico do Santos, Muricy Ramalho, mas, ao que parece, só ele não soube neutralizar o ataque do Barcelona.
Adauto Fogaça (Osasco, SP)

-

Concordo com o leitor Celso Antônio Rossi (Painel do Leitor, ontem) quanto ao título "Vexame" ("Primeira Página", 23/4). As derrotas do Corinthians e do Palmeiras foram destaque. O jornal deveria ter dado ênfase à classificação, e não o contrário.
Therezza Alves Terra (São José dos Campos, SP)

Transportes
A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) informa que, em relação ao texto "Secretário faz 'cena' para desviar foco, diz sindicalista" ("Cotidiano", 21/4), causaram-nos estranheza as declarações do empregado da CPTM Everson Craveiro, que exerce suas funções no Departamento de Materiais Inservíveis.
Quanto às afirmações do funcionário, a CPTM esclarece que sete casos são investigados pela polícia por apresentarem fatos anormais à rotina da operação.
Em relação aos investimentos, a CPTM aplicou, em 2011, R$ 1,5 bilhão em obras de modernização da infraestrutura em todas as linhas e, entre 2012 e 2015, investirá mais R$ 9,3 bilhões. Quanto ao treinamento, a alegação de Everson Craveiro também está equivocada, uma vez que todos os empregados são treinados.
Sérgio de Carvalho Jr., gerente de relacionamento da CPTM (São Paulo, SP)

São Paulo
Em "Pequenezas eleitoreiras que nada constroem" (Tendências/Debates, ontem), finalmente o prefeito Gilberto Kassab desceu do muro em relação ao seu apoio político. Enquanto buscava favorecimento para a criação de seu novo partido, o PT era propício. Mas o debate político é válido, acirra a competição eleitoral e deixa as máscaras caírem.
Alberto Barra Rocha (Belo Horizonte, MG)

Brasília
Brasília é o "esconderijo" dos políticos e foi o grande erro de Juscelino Kubitschek. Lá, eles ficam sem a pressão popular e, como escreveu o colunista Fernando Rodrigues ("Brasília, 52, um fracasso", "Opinião", 21/4), a cidade não produz nada, só papéis e burocracia.
Reynaldo Nogueira (São Paulo, SP)

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080

Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090

www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000

ombudsman@uol.com.br

www.folha.com.br/ombudsman

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.