Índice geral Opinião
Opinião
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Hélio Schwartsman

Mistérios do Universo

SÃO PAULO - "Por que E=mc2? (E Por Que Devemos Ligar para Isso?)" é mais um dos bons livros de física lançados há pouco no mercado editorial de língua inglesa. Nele, os professores Brian Cox e Jeff Forshaw conseguem explicar de modo ao mesmo tempo inteligível e profundo o que é a teoria da relatividade de Albert Einstein, consubstanciada na fórmula que dá título à obra.

Ao contrário de outros livros de ciência popular, que têm como norma não trazer nenhuma equação, Cox e Forshaw se dão o direito de utilizar expressões matemáticas. Tomam o cuidado de explicar tudo. Não é preciso saber mais do que o teorema de Pitágoras para acompanhar.

Se isso torna as coisas meio aborrecidas para quem tem um mínimo de familiaridade com o assunto, há compensações. Explorando detidamente os conceitos envolvidos, os autores mostram como Einstein, ao buscar consistência matemática para uma série de problemas que rondavam a física do fim do século 19, desenvolveu uma das teorias científicas de maior sucesso de todos os tempos, confirmada por uma incrível massa de dados empíricos.

Há um preço a pagar. Ele nos tirou de um mundo mais ou menos estável para nos levar a uma realidade totalmente contraintuitiva, no qual o tempo, e até as dimensões com as quais estamos acostumados a lidar, perdem o sentido e se convertem no tal do espaço-tempo, ótimo para autores de ficção científica, mas que nossos cérebros não conseguem processar.

Pior, colocou-nos num universo onde massa e energia são permutáveis e surge uma misteriosa velocidade da luz que opera como a taxa de câmbio entre as duas.

Ao contar essa história, Cox e Forshaw lançam luzes sobre alguns dos segredos que cercam a própria tessitura do Universo, mas acabam nos propondo um mistério ainda divertido: por que diabos existem leis naturais e por que elas se fazem expressar em termos matemáticos?

helio@uol.com.br

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.