São Paulo, quarta-feira, 01 de maio de 2002

Próximo Texto | Índice

ASSIMETRIA GLOBAL

O Relatório Anual sobre Comércio Internacional e Desenvolvimento da Unctad demonstrou que o ciclo recente de globalização produtiva não reduziu as assimetrias entre os países desenvolvidos e os em desenvolvimento.
A participação dos países desenvolvidos na exportação de bens manufaturados caiu de 82,3% para 70,9%, mas a participação na renda gerada por essas exportações subiu de 64,5% em 1980 para 73,3% em 1997. Por sua vez, a participação dos países em desenvolvimento no comércio mundial de bens industrializados cresceu de 10,6% para 26,5%, e a participação na renda gerada aumentou de 16,6% para 23,8% no mesmo período. A evolução do Brasil foi pior. O país manteve sua participação no comércio mundial de bens industrializados em 0,7% e perdeu participação na renda gerada, que caiu de 2,9% em 1980 para 2,7% em 1997.
Portanto, os países desenvolvidos permaneceram concentrando os setores intensivos em tecnologia. Além disso, o êxito de muitos países em desenvolvimento no comércio mundial não decorreu de uma inserção positiva nas cadeias globais de produção, mas da utilização de mão-de-obra barata, de processos intensivos em trabalho e de muitos insumos importados.
Essa assimetria e a necessidade de o Brasil agregar valor às exportações reafirmam que é preciso adotar políticas ativas de comércio exterior. Isso porque o país não deve contar apenas com novas negociações comerciais para derrubar barreiras e aumentar as exportações.
Percalços nas negociações multilaterais ficaram evidentes nas discussões para o Acordo de Regra de Origem da OMC, cuja conclusão está prevista para junho. Após sete anos de negociações, os Estados Unidos estão bloqueando a finalização desse acordo, o qual dificultaria a introdução de modificações superficiais em produtos importados e sua reexportação como nacionais. Se o acordo não for concluído, podem aumentar as dificuldades para a expansão das exportações brasileiras.



Próximo Texto: Editoriais: MEDIAÇÃO DESGASTADA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.