São Paulo, sábado, 01 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FERNANDO RODRIGUES

"Mui pronto, mui pronto"

BRASÍLIA - Depois de 16 meses, o governo anunciou ter identificado 219 regiões com potencial turístico. Vai concentrar (sic) suas ações nesses locais. Não há risco de dar certo. Não existe prioridade com 219 itens.
A Baixada Fluminense é um dos locais escolhidos. O programa não tem orçamento definido.
No site do Ministério do Turismo (sim, existe um) não há detalhamento do Programa de Regionalização do Turismo e suas 219 regiões. As duas manchetes da página eram para o Festival de São João de Campina Grande e para o Festival Internacional de Londrina -uma oportunidade para "o intercâmbio de experiências artísticas e socioculturais".
Como quem interessa são os estrangeiros, o site do Ministério do Turismo tem opções do seu conteúdo em inglês e em espanhol. Quem clica nesses links recebe as seguintes mensagens: "soon this area will be available" e "mui pronto este area estará disponible" (""mui", e não ""muy", como seria correto). Tendo a administração Lula torrado um terço do seu mandato, fica a dúvida sobre qual será noção relativa de tempo ("soon" e "mui pronto") para os petistas.
Apesar das ruas imundas e da falta de infra-estrutura, o Brasil é barato para europeus e norte-americanos.
Divulgar o real desvalorizado para potenciais turistas ajudaria mais do que o anúncio das 219 prioridades. Evitaria, por exemplo, que os mais de 4 milhões de assinantes da edição de maio da revista norte-americana "Consumer Reports" lessem que o Brasil se inclui entre os destinos de "aventuras caras", porque recentemente "o real se valorizou cerca de 21%" em relação ao dólar.
Certamente, o redator da "CR" olhou apenas a curva do real do governo Lula para cá. A moeda valorizou, de fato. O jornalista pode ter tentado visitar o site do Ministério do Turismo brasileiro. Esbarrou em "soon this area will be available". Se fosse espanhol, teria lido "mui pronto este area estará disponible".
Assim caminha o governo Lula. De "mui pronto" em "mui pronto".



Texto Anterior: São Paulo - Marcos Augusto Gonçalves: O new vira-lata
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: A falência dos Estados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.