UOL




São Paulo, terça-feira, 01 de julho de 2003

Próximo Texto | Índice

ESTOQUE DE PACIÊNCIA

Em discursos e improvisos de frequência quase diária, Luiz Inácio Lula da Silva tem pedido aos brasileiros que tenham paciência. Pesquisa Datafolha publicada no domingo indica que, decorridos seis meses desde a posse, a paciência do público parece longe de se esgotar.
O levantamento mostra o presidente estacionado em 42% de aprovação, desempenho semelhante ao de Fernando Henrique Cardoso à mesma altura de seu primeiro mandato (40%) e superior aos de Itamar Franco (24%) e Fernando Collor (34%).
Se a aprovação -expressa no percentual dos que consideram o governo ótimo ou bom- lembra a de FHC, a desaprovação é menor. A administração Lula é avaliada como ruim ou péssima por 11%. Eram 17% no caso do tucano.
O quadro de percepção favorável ao petista impressiona por conviver com situação econômica amarga para amplos setores da população.
Em junho de 1995, FHC tinha para exibir a relativa novidade da estabilização da moeda e um crescimento econômico que garantiu aos mais pobres acesso a inéditos itens de conforto. O Brasil de Lula é o da fila desesperada por uma vaga de gari.
Além do tradicional crédito de confiança dado aos presidentes no início de mandato, outros dois fatores contribuem para explicar o conforto até agora desfrutado pelo governo. O primeiro é a figura do presidente. Seu estilo de comunicação, similar ao de apresentadores populares, caracteriza-o como "diferente dos outros políticos", atributo que boa parte da população considera -ao menos por enquanto- positivo. O segundo é o fato de as forças de oposição ao PT já terem passado pelo poder, o que difunde no eleitorado um sentimento de carência de opções.
Iludido o público não parece estar. A pesquisa revela que saltou de 31% para 42%, em três meses, o percentual dos que apontam o desemprego como o maior problema do país. A preocupação com o tema é mais de três vezes superior à despertada pela fome, alvo do programa social de maior visibilidade do governo Lula.


Próximo Texto: Editoriais: JUROS E INFLAÇÃO
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.