São Paulo, Domingo, 02 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Divina autocrítica

JOSIAS DE SOUZA

São Paulo -Hoje, olhando em retrospectiva, talvez Eu fizesse diferente. Mas ali, na hora, de chofre, confesso que improvisei. Dispunha de pouco tempo. Sabe lá o que é criar, em uma semana, o céu, a terra, as águas, o fogo, os bichos, as árvores e tudo mais? Foi uma loucura!
Só na mulher, perdi um tempo dos diabos. Prometera a mim mesmo que capricharia. Aquela seria a minha obra-prima. Havia planejado cada contorno, cada saliência, cada reentrância. Foi tamanho o meu entusiasmo que descuidei do resto.
Descuidei do homem, por exemplo. Tento não me culpar. Afinal, raciocino comigo, foi feito em cima das coxas, a partir de uma mísera costela. O fato, porém, é que deu no que deu. Ainda hoje me pergunto onde foi que Eu errei. Sem tempo para equipar melhor o intelecto, talvez devesse ter parado na fase primata, sei lá.
Só depois de pronto, me dei conta de outra falha. Na pressa, apara daqui, lixa dali, esqueci aquele pedacinho entre as pernas. Como as coisas depois se encaixaram, imaginei que tudo acabaria bem. Engano. Aquilo serviu de mote à serpente. E custou, como se sabe, todo um Éden à humanidade.
Na etapa de criação dos lugares, dei atenção extra ao Brasil. Porém, de novo, fui premido pelo tempo. Foi um Eu nos acuda, digo, um Deus nos acuda. O clima ficou OK. A paisagem, exuberante. Gostei de ter dado alma folgazã ao povo. O problema é que descuidei da elite.
Às vezes me bate um sentimento de culpa. Noutro dia, cheguei a abrir espaço em minha agenda para refazer o malfeito. Contabilizei os problemas causados pela elite brasileira. Dividi minha disponibilidade por eles. E me dei conta de que não teria tempo para me ocupar de todos. Decidi, então, relaxar e esquecer o Brasil. Fui cuidar de coisas mais simples. Sou Todo-Poderoso, onipresente, onisciente... Mas milagres também têm um limite.


Texto Anterior: Editorial: O BRASIL NA BALANÇA

Próximo Texto: Brasília - Valdo Cruz: Eleição e economia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.