São Paulo, sexta-feira, 02 de janeiro de 2004

Próximo Texto | Índice

RISCO EXTERNO

O ano chega ao fim com excelente resultado das Bolsas de Valores internacionais, em processo de recuperação das perdas verificadas no passado recente. O índice MSCI World Index, que mede a performance no mercado acionário de companhias com sede em 23 países desenvolvidos, registrou até o último dia 22 valorização de 28% no ano. Quando consideradas empresas avaliadas entre US$ 200 milhões e US$ 1,5 bilhão, os ganhos foram de 51%.
São números expressivos, que revelam otimismo quanto ao desempenho da economia internacional, com base especialmente em indicadores positivos da atividade econômica norte-americana e asiática. Esse cenário animador deve, contudo, ser observado com cautela.
Embora 2004 se delineie como um ano melhor, ainda não parecem asseguradas as condições para que as principais economias mundiais ingressem num ritmo sustentável de expansão. Além disso, a confirmação de que os EUA aceleram seu crescimento sugere que em algum momento, possivelmente ainda em 2004, seus juros irão subir.
Hoje, a taxa básica estabelecida pelo Fed está em 1% ao ano. Não é provável que a autoridade monetária faça algum movimento no primeiro semestre -havendo quem estime que os juros permanecerão no nível atual até a eleição presidencial de novembro. Ocorre que os mercados, a depender da dinâmica da economia e das interpretações sobre as intenções do Fed, poderão antecipar a alta dos juros, gerando turbulências.
Para o Brasil, o melhor cenário em 2004 seria o de manutenção das taxas de juros em níveis baixos. O país irá necessitar de um volume considerável de capitais para fechar suas contas no próximo ano, situação que a atual liquidez internacional favorece.
Obviamente o Brasil não pode depositar suas fichas apenas no jogo dos mercados internacionais, sendo recomendável que medidas para estimular o crescimento, atrair investimentos produtivos e reduzir a vulnerabilidade externa sejam perseguidas com obstinação pelo governo.



Próximo Texto: Editoriais: TRATAMENTO RECÍPROCO
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.