São Paulo, segunda-feira, 02 de outubro de 2000

Próximo Texto | Índice

VOTO TRANQUILO

É notável a evolução conquistada pela Justiça Eleitoral no que tange à organização das votações no Brasil. O que se viu no evento de ontem foi uma organização que, ao garantir um fluxo tranquilo de votantes nos colégios eleitorais e ao reduzir tempo e possibilidade de manipulação na apuração dos votos, contribuiu decisivamente para fixar um padrão de qualidade nesse que é um importante setor da institucionalidade democrática brasileira.
Houve problemas com o funcionamento de algumas urnas eletrônicas, como na cidade de Ribeirão Pires, na região do ABC paulista, onde mais de 40% dos aparelhos apresentou problemas, o que causou transtornos. Mas, numa perspectiva nacional, ocorrências como essas, localizadas, não prejudicaram o balanço final, que foi altamente positivo.
E a explicação fundamental para a obtenção desse resultado é, sem dúvida, a aposta correta na informatização de todas as etapas que envolvem um pleito -voto, apuração, divulgação oficial dos resultados etc. Pela primeira vez, a todas as seções eleitorais brasileiras foram enviadas urnas eletrônicas. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral estima que o trabalho de apuração dos votos do primeiro turno das eleições nos mais de 5.500 municípios brasileiros será concluído até as 12 h de hoje.
Se forem levados em conta fatores como número de eleitores, de municípios e extensão territorial, o Brasil, com seus quase 110 milhões de cidadãos habilitados ao voto, é uma das maiores democracias do planeta. E foi basicamente uma tecnologia desenvolvida no Brasil, a da urna eletrônica, que logrou integrar esse imenso colégio de eleitores num padrão de rapidez e segurança.
Tranquilidade e organização nos pleitos são requisitos técnicos fundamentais para o enraizamento democrático. Tudo o que se espera é que o conteúdo do voto siga essa tendência, para que se possa melhorar progressivamente a qualidade dos representantes eleitos.


Próximo Texto: Editorial: BRASIL VULNERÁVEL
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.