São Paulo, quinta-feira, 03 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELIANE CANTANHÊDE

Em pé de guerra

BRASÍLIA - Hugo Chávez e Evo Morales empunham a arma do petróleo e do gás, enquanto Luiz Inácio Lula da Silva ataca com o álcool combustível. Agora é saber como vão se comportar os outros atores no campo de batalha.
O comandante Fidel já se posicionou a favor do exército chavista-evista, ao tentar desarmar a tese do biocombustível sob o pretexto de que vai dizimar as lavouras e aumentar a fome no mundo.
A tendência é que outro foco de apoio venha do Equador, onde Rafael Correa acaba de assumir a Presidência, ainda está se digladiando com organismos econômicos, como Banco Mundial e FMI, e não assumiu nenhum dos dois lados.
Como Fidel, o comandante Bush já estava posicionado preventivamente, só que, claro, contra Chávez e Morales e a favor de Lula e dos biocombustíveis. Brasil e EUA são aliados nessa guerra.
E a tendência é que Tabaré Vázquez, apesar da história e das alianças de esquerda, tente ser no mínimo neutro. Ao lado de Chávez e de Morales, contra Lula e Bush, não deve ficar. Afinal, o Uruguai depende da carne para sobreviver, e isso significa vender para os EUA. Tanto que Tabaré quase, quase fechou um TLC (Tratado de Livre Comércio) com os americanos. Lula segurou.
No meio disso, há um presidente que tem tido um comportamento muito particular: Néstor Kirchner, da Argentina. Não sabe nem quer saber de guerras em torno de petróleo ou biocombustíveis. Digamos que não perde energia com isso. Vira e mexe dá uma cutucada em Lula e faz um bom acordo para os argentinos com Chávez. Não por ideologia, mas por pragmatismo.
É curioso, mas Lula é o líder anti-Chávez, e é por isso que os acordos com Morales em torno do preço das refinarias da Petrobras têm de ser milimetricamente analisados. Afinal, guerra é guerra. Nessa, o Brasil não precisa ganhar muito, mas também não pode perder.


elianec@uol.com.br

Texto Anterior: Paris - Clóvis Rossi: Comandantes comandados
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: Moral e compostura
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.