São Paulo, sábado, 03 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RUY CASTRO

Olerê-liri

RIO DE JANEIRO - De repente, descobrimos que nem tudo na Áustria é "A Noviça Rebelde". De fato, não há muito em comum entre a doce Maria von Trapp e seus sete enteados cantando "My Favorite Things" e os sete filhos que o maníaco Josef Fritzl gerou em sua própria filha Elisabeth, durante os 24 anos em que a manteve prisioneira no porão de casa sem que sua mulher percebesse.
Fritzl, que já fora condenado pela violação de uma jovem em 1967 e é suspeito do assassinato de outra, em 1986, pode pegar prisão perpétua por estupro, incesto e seqüestro de sua filha e de seus filhos-netos e pelo assassinato por omissão de um desses filhos, morto ao nascer por falta de cuidados médicos.
O governo austríaco estuda uma campanha para limpar a imagem do país. Não acha justo que, por causa de um tarado, a Áustria veja arranhada a sua imagem de um paraíso em que homens e mulheres de macaquinho fazem olerê-liri pelas encostas e que produziu gênios em série por 200 anos. Com razão, prefere ser lembrada por esses gênios.
Homens e mulheres como Mozart, Haydn, Schubert, Johann Strauss 2º, Gustav Mahler e Arnold Schoenberg na música, Karl Kraus, Arthur Schnitzler, Rainer Maria Rilke, Robert Musil e Stefan Zweig na literatura, Oscar Kokoschka e Gustav Klimt nas artes plásticas, Ludwig Wittgenstein e Karl Popper na filosofia, Max Reinhardt no teatro, Erich von Stroheim, G. W. Pabst, Fritz Lang, Billy Wilder, Otto Preminger e Hedy Lamarr no cinema, e até o nosso Otto Maria Carpeaux na crítica. Sem esquecer a sábia imperatriz Maria Leopoldina de Habsburgo, primeira mulher de d. Pedro 1º e mãe de d. Pedro 2º.
Mas, pensando bem, Freud, que considerava os seres humanos, inclusive os bebês, monstros capazes de tudo, era igualmente austríaco. Aliás, Hitler também.


Texto Anterior: Brasília - Melchiades Filho: Metatarso
Próximo Texto: Mario Cesar Carvalho: Marketing da morte
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.