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FALSA PRIORIDADE
No discurso , tanto o dos políticos como o dos eleitores, a
educação é sempre prioridade. Mas
basta dar uma espiada nas avaliações
internacionais e nacionais de desempenho de alunos para constatar o desastre que é o ensino brasileiro.
No último Pisa, programa de avaliação da OCDE (Organização para
Cooperação e Desenvolvimento Econômico), o Brasil ficou em 37º lugar
entre 40 países em compreensão de
leitura e em último em matemática.
Nas apreciações domésticas a situação não é muito melhor. Dados do
último Saeb (Sistema Nacional de
Avaliação da Educação Básica), também de 2003, mostram, por exemplo, que 68,8% dos alunos do 3º ano
do ensino médio tiveram seu nível de
conhecimento classificado entre crítico e muito crítico. É um fracasso.
E a situação tende a piorar no futuro. Como mostrou a reportagem
principal do último Sinapse, publicado na terça-feira, a profissão de
professor corre risco de extinção no
país. Como praticamente não existem estímulos para procurar essa
carreira, o cenário poderá ficar crítico nos próximos dez anos.
Pesquisa da CNTE (Confederação
Nacional dos Trabalhadores em
Educação), realizada em 2003, mostrou que 53,1% dos professores em
atividade estavam na faixa dos 40 aos
59 anos, e 38,4% tinham entre 25 e 39
anos. Só 2,9% se encontravam na categoria entre 18 e 24 anos. A pergunta
inescapável é: quem vai substituir os
atuais mestres à medida que eles forem se aposentando?
A escassez de docentes já é perceptível em vários Estados, em especial
em áreas técnicas (física, química e
matemática), cuja formação encontra em outras atividades da iniciativa
privada condições profissionais
mais convidativas que as oferecidas
por escolas. E não se fala apenas de
salário mas também de prestígio.
Até algum tempo atrás, professores
já ganhavam mal, mas ainda tinham
um alto reconhecimento social.
A situação é grave e não permite
tergiversações. Ou o Brasil decide
tornar a educação uma prioridade
real, e não apenas retórica, ou a falta
de educação continuará causando
grandes danos ao Brasil.
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