São Paulo, terça-feira, 03 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Eleições
"Lula diz que a elite brasileira não o deixa governar e não o quer. Diante do resultado da eleição de domingo, que mostra que haverá segundo turno para presidente, conclui-se que, no Brasil, a elite corresponde a mais de 50% do eleitorado. O Brasil deve ser o único país do mundo que tem uma elite tão grande."
VALÉRIO JOSÉ GIANINI (São Paulo, SP)
 

"A pergunta que não quer calar: Serra convidará Barjas Negri para a Secretaria da Saúde em São Paulo?"
SERGIO BERNARDI (São Paulo, SP)
 

"Se o dossiê tivesse sido divulgado -como queriam e até pagaram por isso os petistas-, Lula com certeza já estaria reeleito. E, numa dessas caminhadas ao lado do "totalflex" Freud, iria parabenizá-lo. Freud , com toda certeza, cresceria em relação aos demais assessores do presidente. Como a ação deu errado, ele foi demitido. Destino de todos envolvidos nos casos em que Lula não sabia de nada. Aos brasileiros, cabe uma cruel dúvida: ou os Vedoin são de uma capacidade ludibriadora fora do comum ou os petistas são uns verdadeiros idiotas por pagarem um fortuna por um CD sem nenhum bytezinho de informação. Fico com a segunda opção."
NILSON DA SILVA FEITOSA (Campo Grande, MS)
 

"Discordo do editorial de ontem da Folha sobre um "segundo turno com debate franco e maduro entre Lula e Alckmin". Impossível sonhar com debates "francos e maduros" com uma organização cujos "programas de governo" mais se destacaram por mensalões, dossiês, malas pretas etc. e cujo chefe, como afirmou Heloísa Helena, nem sequer desce de seu trono de corrupção. A decorrente e conhecida "mancha vermelha", como vimos, sepultou não apenas os dirigentes do PT como agora também o chefão."
HELIO FAUSTO LEISTNER (Serra Negra, SP)
 

"Leitores reclamaram, no "Painel do Leitor" de ontem, sobre a frieza das eleições num dia cinza, sem boca-de-urna, sem carreatas etc.. Eu discordo e acho que isso demonstra maturidade. Eleições devem ser rotina, e devemos votar com a cabeça, e não em ritmo de festa."
PAULO DE TARSO DOMITE MENDONÇA (São Paulo, SP)
 

"A democracia faz crescer. Impõe altivez e sobriedade. É primordial, em um regime democrático, saber respeitar os resultados das urnas. É ultrajante, porém, ver que serão futuros congressistas figuras como Maluf, Genoino, Jader Barbalho, Palocci, João Paulo Cunha, Collor, Berzoini, Vadão e Valdemar Costa Neto, entre outros..."
OSVALDO ALVES DE CASTRO FILHO (São Paulo, SP)
 

"A partir de agora, espera-se que este jornal procure atender o interesse do eleitor, e não o da grande mídia. No caso do dossiê contra Serra, o jornal tomou partido ao mostrar um lado da questão -o dos petistas envolvidos-, desprezando o conteúdo. Queremos também conhecer o real desempenho de Alckmin à frente do governo de São Paulo -segurança, educação, saúde, caso Nossa Caixa, CPIs engavetadas e, finalmente, o rombo nas contas do governo de mais de R$ 1 bilhão de reais."
MARA FERNANDES (São Paulo, SP)
 

Depois de passar quatro anos hostilizando a mídia, evitando entrevistas coletivas e fugindo de debates, Lula agora certamente está lamentando o seu comportamento e irá procurar os veículos de comunicação para dar o maior número de entrevistas possível. Também já disse que, agora, irá aos debates, mesmo correndo o risco dos "ataques" que tanto temia no primeiro turno. Sugiro que, em retribuição, a mídia aja como aqueles jornalistas europeus, que baixam seus microfones diante de jogadores de futebol arrogantes."
JORGE ALBERTO DE OLIVEIRA MARUM (Piedade, SP)
 

"Para aqueles que acreditam que a Câmara e o Senado precisam de membros honestos que defendam apaixonadamente seus ideais, só pode ser considerada desastrosa a campanha da ex-senadora Heloísa Helena. Ao embarcar numa campanha sem esperanças à Presidência, a senadora perdeu seu mandato no Senado, desfalcando ainda mais a "oposição honesta". E ainda possibilitou a volta de Fernando Collor a Brasília. Quando puser a cabeça no travesseiro e analisar tudo isso calmamente, a senhor Heloísa Helena deveria perguntar-se que serviço prestou a Alagoas e ao Brasil com tudo isso."
OSVALDO SCHILLING (Florianópolis, SC)
 

"A reeleição de Paulo Maluf e de outros de mesma índole demonstra a total ignorância do povo brasileiro e a total falência do nosso sistema político."
LUIZ FRANCISCO LIMA UTRABO (Curitiba, PR)
 

"O comportamento da imprensa a propósito do conteúdo do dossiê foi sempre de um suspeitíssimo silêncio. A coluna de ontem de Janio de Freitas ("Perguntas presentes'), que deveria ser lida por todos os eleitores, levou-me a perceber a intenção dos idealizadores do dossiê: derrotar o PT. Os petistas caíram na armadilha do dossiê e não perceberam que o alvo eram eles próprios. A imprensa pode e deve revelar a verdadeira história do dossiê, já que a publicada faz parte do roteiro traçado pelos idealizadores."
JUAMYRA DE FREITAS (Rio de Janeiro, RJ)
 

"Parabéns ao escritor e colunista Ferreira Gullar. Com rara clareza, conseguiu transpor para uma linguagem popular, o cordel, o momento atual da turba petista no Planalto e adjacências ("Na roda do jabaculê", Ilustrada, 1º/10)."
CLOVIS RAMALHO MACIEL (Sete Lagoas, MG)
 

"Para que a floresta amazônica -assunto que não esteve na pauta de nenhum de nossos candidatos à Presidência da República- se tornasse notícia, foi necessária uma tragédia que custou muitas vidas humanas."
MARCIA CORREA (Campinas, SP)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Texto Anterior: Antonio Augusto Masson: O desafio de evitar erro humano na aviação

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.