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A "invasão" espanhola
A AÇÃO agressiva de companhias espanholas no Brasil tem sido motivo de reclamação por parte de setores do empresariado brasileiro. Queixam-se de que as condições de
competição são muito desvantajosas para os empreendedores
nacionais. Têm razão -se o seu
objetivo é fazer andar mais rapidamente a grande agenda da
competitividade no país.
O Santander se tornou o segundo maior banco privado do
país; a OHL Concessiones, a
maior concessionária de estradas, após ter arrematado cinco
dos sete lotes do último leilão federal. A Telefónica comprou a
operadora de celular TIM.
Em 1986, a Espanha integrou-se à Comunidade Econômica
Européia e recebeu apoio para
enfrentar seus graves problemas
de infra-estrutura. Estima-se
que tenha recebido cerca de 1%
de seu PIB, a fundo perdido, por
ano. O país soube aproveitar a
ajuda. De 1997 a 2006, apresentou taxa de crescimento de 3,8%
ao ano, contra a média de 2,9%
na área do euro. Todos os seus
indicadores macroeconômicos
melhoraram substancialmente.
O Estado espanhol passou a
apoiar a criação de empresas
multinacionais, por meio de incentivos fiscais. Há descontos no
Imposto de Renda para aquisições de empresas em outros países, amortização do ágio em até
20 anos, auxílio para despesas
iniciais e desenvolvimento de
projetos no exterior etc.
Os empresários brasileiros se
queixaram das desvantagens
competitivas com os espanhóis,
sobretudo em termos tributários
e de acesso a recursos financeiros mais baratos. Desse ponto de
vista estão corretos. O ambiente
dos negócios no Brasil avançou
nos últimos anos, mas a infra-estrutura é precária, a carga tributária, elevada, as taxas de juros
reais, altíssimas, a mão-de-obra,
pouco qualificada.
Mas o acirramento da concorrência promovido pelas empresas estrangeiras, desde que cumpridas as normas locais e globais
de concorrência, traz algo mais
do que a explicitação das deficiências nacionais. Esse fenômeno impulsiona ganhos de competitividade nas companhias brasileiras. O beneficiário desse processo é o consumidor, que tem
acesso a produtos e serviços com
mais qualidade, a preço menor.
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