São Paulo, domingo, 04 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Municípios
"Aproveito a posse de novos prefeitos e vereadores para uma sugestão, considerando que empresas privadas geram lucros e satisfação dos clientes: ou são bem administradas ou vão à falência. Se a administração privada é mais eficiente e ética que a dos políticos, por que não fazer uma troca, iniciando pelos municípios? Faz-se uma concorrência para a administração municipal, e ganha quem apresentar melhor plano de obras e menor preço, como nas concessões rodoviárias. Auditorias externas independentes fiscalizarão as contas, acabando-se também os Tribunais de Contas dos municípios que aprovam tudo. E o Brasil seria manchete nos "Times" e "Mirrors" do mundo!"
MÁRIO ALVES DENTE (São Paulo, SP)

Bastidores
"Tive o privilégio de ser informado de que o juiz Fausto De Sanctis tirou fotos com fãs no show da Madonna e que o delegado Protógenes Queiroz está em um spa tendo aulas de tango, para superar o stress (imagino o que os PMs cariocas, que passam o dia trocando tiros com traficantes, devem achar disso). Salvo engano, o primeiro é o mesmo que citou Carl Schmitt, teórico do nazismo, para dizer que a Constituição não é mais importante que o povo; o segundo produziu um relatório considerado ilegível e queria colocar na prisão um jornalista. A união destes dois talentos extraordinários deve ser o sonho do time da defesa do Daniel Dantas (por quem, aliás, não tenho a menor simpatia -concordo com a frase atribuída a Bretch de que é melhor roubar um banco do que fundar um). A pergunta é: qual é a razão do interesse da Folha em divulgar os feitos triviais destas duas personagens, que estão longe de representar a excelência em termos de serviços públicos?"
RENZO MORA (Guarujá, SP)

Israel e palestinos
"A Palestina está pagando o preço -com a vida dos seus civis inocentes- por acolher e tolerar grupos terroristas e covardes em seus territórios."
PAULO RIBEIRO DE CARVALHO JR. (São Paulo, SP)

 

"Dois mil e nove começou e os homens vivem a guerra de todos contra todos, como disse Hobbes (1588-1679). O homem "lobo do homem", isso está claríssimo com a questão palestina. Assistimos de "camarote" ao uso da violência e ao desprezo pela vida humana na execução dos habitantes de Gaza. Aniquilam um povo que espera há 60 anos por um território. O super pop star presidente dos EUA Barack Obama, agora considerado o "xerife do mundo", terá que lidar com essa situação, isso se até a sua posse, no dia 20, ainda existir alguém em Gaza." MARIA JOSÉ SPEGLICH (Campinas, SP)
 

"Oportuna -como de costume- a reflexão de Contardo Calligaris na Folha de 1º/1 ("Um Ano Novo feliz e desconfiado", Ilustrada). No mesmo dia em que o jornal traz na manchete a negativa de Israel em suspender os ataques ao povo palestino, as palavras do colunista da Folha são um bom ponto de partida para nos questionarmos sobre a nossa própria responsabilidade sobre um massacre que conta as bençãos do governo norte-americano e da ONU. É como se a experiência do nazismo, e de tantos outros conflitos absurdos que ocorreram no passado, de nada servissem à humanidade. Pergunto-me: em que medida os cidadãos israelenses são responsáveis por eleger governantes que não hesitam em bombardear um outro povo? E os norte-americanos, complacentes com um governo que apoia e referenda tais ataques?"
PEDRO LEAL FONSECA (Campinas, SP)

Educação
"Em mais uma reportagem sobre a nova grade curricular da rede estadual de ensino, esta Folha, por meio do caderno Cotidiano de 3/1 ("Para reduzir corte em aulas de história, SP não amplia filosofia'), enfatiza a disciplina de história em detrimento das outras, como geografia, arte e educação física. Este jornal possui um ranking de importância das disciplinas no currículo? Se sim, por que não expor aos seus leitores? Arte, geografia e educação física são menos importantes que as demais?"
FÁBIO MANCASTROPE (Taubaté, SP)

Modelos de fósseis
"Parabéns, Ciência! Parabéns Carlos Scarpinni ("Historiador "fabrica" dinossauros em São Paulo", 3/1)! Quando entrei no Museu de Zoologia da USP, levei um susto: lá estava um "baita" alossauro. Pena que poucos. Pena que um só."
JURCY QUERIDO MOREIRA (Guaratinguetá, SP)

Navegar é preciso
"Concordo plenamente com o leitor Luciano R. Duarte ("Painel do Leitor", 3/1) quando afirma a grandeza do pensamento e da escrita de Carlos Heitor Cony. Não concordo, contudo, com a forma como este analisou o pensamento "navegar é preciso, viver não é preciso", extraído da obra de Fernando Pessoa. Primeiramente porque a poesia tanto se faz melhor quando não é explicada (é como explicar o sentido da piada -deixa de ser piada). Em segundo lugar, e aí sou obrigado a incorrer em equívoco semelhante, a precisão contida no poema de Pessoa pode ser interpretada não como sinônimo de necessidade, antes, como sinônimo de exatidão no emprego de técnicas, o que certamente não se faz possível com relação à vida. Assim, viva Fernando Pessoa, pois, afinal de contas, navegar, ao contrário do viver, é preciso!"
JARBAS LUIZ DOS SANTOS (São Paulo, SP)

Desigualdade
"É inadmissível que a lenda da queda da desigualdade no Brasil continue a ser contada pelo governo federal sem maiores constrangimentos, conforme alertou, mais uma vez, Clóvis Rossi (Opinião, 2/ 1). Por outro lado, parece não haver solução para o problema, dada a recusa irresponsável das autoridades em aceitar fatos e dados apresentados por instituições de credibilidade inatacável e gerados por métodos inquestionáveis, neste caso o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Afinal, é muito mais fácil contar uma mentira mil vezes, até que se torne verdade, do que cobrir de maneira sólida o monstruoso e pestilento fosso que separa os ricos dos miseráveis em nosso país."
MARCELO MELGAÇO (Goiânia, GO)

Boas-festas
A Folha agradece e retribui os votos de boas-festas recebidos de: Luiz Thadeu Nunes e Silva (São Luís, MA); Julio Jose de Melo (Sete Lagoas, MG); Conselho Regional de Administração (Rio de Janeiro, RJ); Sônia Machado Jardim, presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Rio de Janeiro, RJ); Mario Travaglini, presidente do Sindicato dos Treinadores de Futebol (São Paulo, SP); Carlos Eduardo Torres Rubi (Lins, SP); Pedro Valentim (Bauru, SP); Vanderlei Siraque, deputado estadual pelo PT-SP (São Paulo, SP); Rio Convention & Visitors Bureau (Rio de Janeiro, RJ).

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: Tarso Genro: Fala, D'Alema

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.