São Paulo, terça-feira, 04 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

América do Sul
"Então é guerra? Hugo Chávez e a sua "democracia" chegaram aonde queriam. E justamente com um país da América do Sul. Era o que nos faltava.
Enquanto o presidente Hugo Chávez não respeitar a soberania de cada país como garantia incondicional e não parar de ficar trocando farpas com outras nações, inclusive com o Brasil, a paz sempre estará em segundo plano e abalroada pela irresponsabilidade de uma "democracia sem limites".
Ele está conseguindo o quer à custa de um poder que está fazendo história. Espero que não faça uma 3ª Guerra Mundial."
BRUNO DA SILVA OLIVEIRA (Franca, SP)
 

"Álvaro Uribe invade um país amigo sem autorização e assassina membros das Farcs... Não li nenhum editorial dos nossos jornais condenando o ato. Já se dá inteiro destaque para a mobilização das tropas da Venezuela na fronteira com a Colômbia.
Pelo menos agora sabemos quem é o presidente beligerante que não respeita a democracia. Não é Chávez. Seu nome é Álvaro Uribe."
ORLANDO F. FILHO (São Paulo, SP)

Convênios
"A Folha, mais uma vez, de forma injusta e com um texto sem fundamento, envolveu o meu nome e o da Força Sindical numa reportagem sobre convênios com o Ministério do Trabalho e Emprego ("Verbas do Trabalho abastecem entidades relacionadas ao PDT", Brasil, pág. A4, 2/3).
Ressalto com veemência que não temos nenhum convênio para prestar qualquer tipo de serviço com o Ministério do Trabalho e Emprego. Reafirmo também que a Força Sindical não é proprietária do prédio localizado na Liberdade. O referido prédio pertence ao Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo.
Por nos sentirmos prejudicados na insistência do autor da reportagem em macular minha honra e a da Força Sindical, iremos buscar reparações judiciais.
Não podemos nos calar diante desta implacável perseguição política da qual estou sendo vítima."
PAULO PEREIRA DA SILVA , Paulinho, presidente da Força Sindical e deputado federal pelo PDT-SP (Brasília, DF)

Resposta do jornalista Fernando Canzian - A reportagem não afirmou que a Força Sindical mantém convênios com o MTE, mas que avalizou três conveniadas (conforme documentos publicados). Duas das conveniadas funcionam no mesmo endereço da Força Sindical. A reportagem não afirmou que o prédio pertence à Força.

Natasha
"Em relação à coluna de Mário Magalhães de domingo passado, em que ele comenta a história da menina Natasha, portadora de paralisia cerebral, gostaria de manifestar a minha objeção em relação ao trecho no qual o ombudsman da Folha escreveu: "a presença de Natasha em uma escola regular é um presente às outras crianças".
Argumentos como este só reforçam o preconceito, pois Natasha é apresentada como um bibelô extravagante e, nesse sentido, as crianças ditas "normais" se beneficiariam ao conviverem com a diferença.
Não se trata, no entanto, de quem pode ganhar mais ou menos com a presença de crianças especiais em sala. Trata-se, na verdade, e acima de tudo, de uma questão de direito: o de Natasha ter acesso à educação e condições de freqüentar a escola como qualquer outra criança."
FABIOLA RAMON , psicanalista e professora universitária (São Paulo)

Judiciário
"Quero parabenizar o ministro Marco Aurélio Mello pela sua coragem em defender o Judiciário ante as palavras truculentas e desonrosas ditas pelo presidente contra o poder que garante a democracia brasileira. Pelo menos um ministro honrou a toga que o cobre."
DOUGLAS JORGE (São Paulo, SP)

Antidepressivos
"A Associação Brasileira de Psiquiatria gostaria de enfatizar a importância do editorial "Mais critérios" (Opinião, 3/3). A banalização do uso de antidepressivos em casos de depressão leve e moderada tem sido sistematicamente abordada em nosso programa de educação continuada. Utilizados sem critério, tais medicamentos, como quaisquer outros, podem ser nocivos à saúde."
JOÃO ALBERTO CARVALHO , presidente da ABP (Recife, PE)

Células-tronco
"Um dos mais instigantes debates de todos os tempos sempre se deu exatamente na fronteira entre a ciência e a fé. E uma das posições em comum sempre pareceu estar exatamente na valorização da vida.
Os exemplos de superação se dão em ambos os terrenos e nos mostram as fortes motivações da natureza.
É exatamente por isso que não se entendem as razões, que beiram o obscurantismo, com que, provocado pelo então procurador-geral da República, a Igreja Católica e setores específicos se voltam contra o uso de células-tronco embrionárias na pesquisa científica, matéria a ser apreciada nesta semana no STF.
Prefiro acreditar que a desinformação quanto às possibilidades desta contribuição da ciência e o desconhecimento do sofrimento por milhares de pessoas que podem ser ajudadas sejam as razões deste viés pouco racional com que alguns tratam passo tão fundamental."
HORACIO LAFER PIVA , presidente do Conselho de Administração da AACD -Associação de Assistência à Criança Deficiente- e ex-presidente da Fiesp (São Paulo, SP)

 

"Serena e profunda a manifestação de Claudio Fonteles ("A vida é dinamismo essencial inesgotável", 1º/3) sobre o direito à vida do embrião, que é apenas uma fase do ser humano.
Se o direito não existisse para proteger os mais fracos, voltaríamos a cair na barbárie. Por isso a tendência do legislador é votar leis de proteção aos idosos, aos deficientes, aos portadores de moléstias... E urge criar o Estatuto do Embrião.
O grau de evolução de uma sociedade se mede pela sua capacidade de cuidar dos mais necessitados. As pesquisas científicas devem, sim, obedecer a limites éticos. Todos têm direito ao desenvolvimento, sobretudo aqueles que ainda não têm voz."
LAUDO ARTHUR (São Paulo, SP)

CARTA REGISTRADA

"Eu preciso do avanço da ciência em sua plenitude."


LEIDE MOREIRA poeta, tetraplégica, portadora de esclerose lateral amiotrófica (São Paulo, SP)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Texto Anterior: Victor Gabriel Rodríguez: Tiro no pé

Próximo Texto: Erramos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.