São Paulo, quarta-feira, 04 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Corrupção no Senado
"Apesar de raríssimas -se consideramos os infinitos desmandos, falcatruas, negociatas e toda sorte de mazelas que a mídia nos revela diariamente-, já testemunhamos cassações de vereadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores, afastamento de governadores e até um impeachment presidencial. No entanto, estamos descobrindo, à custa da putrefação da imagem pseudo-ilibada do Senado, que é simplesmente impossível investigar a conduta do cidadão que estiver investido no cargo na presidência daquela Casa e, por conseqüência, do Congresso Nacional. Foi vencido o último limite do escárnio com a opinião pública."
HUMBERTO CORRÊA, (Campinas, SP)

"É lamentável o que vem acontecendo no Senado. O Senado dá exemplo de maldade e corrupção. O povo está chocado com a covardia de seus políticos."
ANTONIO ROCHAEL, (Iguape/SP)

Lula contra o crime
"Vimos o presidente Lula afirmar que, na questão das favelas, o governo precisa "competir" com o crime organizado. Por favor, presidente, não seja modesto. Afinal, com tantos Delúbios, Waldomiros, Dirceus, Dudas... Nem precisa competir. Já ganhou, e faz muito tempo."
RUBEM DE OLIVEIRA CAUDURO, (Londrina, PR)

"O presidente Lula foi infeliz ao dizer que o governo quer competir com o tráfico no Rio. O governo já o faz há muito tempo, e não só o federal. O "governo" alicia, corrompe, indiretamente priva a população (que não conta com estradas decentes, hospitais, educação e outros serviços), e isso o tráfico já faz."
MÁRIO H. CARVALHO, (São Paulo, SP)

Apagão aéreo
"Diferentemente do que afirma a reportagem "Férias começam com atrasos em aeroportos" (Cotidiano, 1º/7), este centro disse à jornalista que os problemas decorreram principalmente das condições meteorológicas das regiões Sul e Sudeste, desde sexta-feira (dia 29) à noite, e que a reinicialização do sistema de gerenciamento de planos de vôo não teve influência preponderante nos atrasos registrados no sábado."
Antonio Carlos Moretti Bermudez, brigadeiro-do-ar e chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (Brasília, DF)

Resposta da jornalista Lorenna Rodrigues: As duas versões sobre as causas dos atrasos foram dadas pela própria Aeronáutica, que não informou, em nenhum momento, qual era o motivo preponderante, mas sim que ambos contribuíram para os problemas.

Sigilo médico
"É incompreensível que a ANS assuma postura sabidamente antiética ao insistir na divulgação de intimidades dos pacientes atendidos por planos e seguros de saúde. Baluarte da medicina e da assistência individual é o sigilo médico, garantia da privacidade, intimidade e segurança do cidadão, preceitos constitucionais ora agredidos pela ANS ao impor o Tiss ("Tiss: democracia, transparência e seriedade", "Tendências/Debates", 29/6)."
CID CARVALHAES, presidente de Sindicato dos Médicos de São Paulo (São Paulo, SP)

Atividade paralela
"A respeito da carta publicada com o título "Escolhas" (2/7), em que José Ordele Alves de Lima Júnior, ao comentar a reportagem "Chefe do Deic é sócio de firma de segurança" (Cotidiano, 28/6), eu acrescentaria, às três opções elencadas, uma nova e mais honrosa alternativa: deixar o serviço público."
FLORIVALDO FABRICIO, (São Paulo, SP)

Redução de danos
"Equivocado o editorial "Danos à Fapesp" (Opinião, ontem). Nenhuma linha foi dedicada ao essencial, que são os objetivos do projeto Baladaboa e a linguagem utilizada por ele. Existem críticas bastante sólidas a esses dois aspectos, o que o editorial simplesmente ignora. Criticar o Baladaboa não implica criticar a política de redução de danos em geral. Se a Fapesp acredita que existem problemas graves com o projeto, tem todo o direito de suspender seu financiamento e pedir explicações aos pesquisadores. Não é razoável evocar Copérnico em relação a esse episódio. Além disso, parece que quem está procurando pressionar a Fapesp utilizando-se de "clamor público" são os defensores do projeto, que mobilizaram um abaixo-assinado."
MARCEL NOVAES, (Bristol, Inglaterra)

"A decisão equivocada da Fapesp de suspender a pesquisa de redução de danos em usuários de ecstasy reflete as diferenças na condução da política de prevenção no país. O discurso tradicional (guerras às drogas) adota posturas populistas e repressivas, visando criminalizar os usuários e a eliminação total do consumo. Em contraposição, a redução de danos não aborda a eliminação total do consumo das drogas, priorizando a saúde dos usuários. São esses os fundamentos racionais para a continuação do projeto."
ROBERTO DELUCIA, professor do Grupo de Psicofarmacologia da USP (São Paulo, SP)

Democracia na TV
"Muito pertinente o artigo de Ronaldo Lemos sobre a definição do modelo de TV digital e a possível aprovação de um mecanismo anticópia ("TV digital e a cópia da programação", "Tendências/Debates", ontem). Curioso que a Abert e as emissoras, que defendem com veemência o "direito de decidir" no debate sobre a classificação indicativa, calam-se sobre esse assunto. Por que será? Indignação seletiva?"
MÁRCIA MEIRELES, (São Paulo, SP)

Trem bom
"Concordo inteiramente com o artigo "Trem Bom", de Maria Inês Dolci (Cotidiano, C2, ontem), sobre a retomada das ferrovias. Nossas rodovias, construídas nos 60, 70 e 80, não comportam o tráfego pesado de caminhões. No final, quem paga somos nós, a população, com impostos altíssimos, pedágios idem e estradas esburacadas."
RENATO LINO DOS SANTOS CRUZ, (Visconde do Rio Branco, MG)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman



Texto Anterior: Lucas Pacheco: Farinha pouca, meu pirão primeiro

Próximo Texto: Erramos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.