São Paulo, segunda-feira, 05 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VINICIUS MOTA

A natureza marca

SÃO PAULO - "Pode deixar esse aí livre que a natureza marca." Não havia insulto pior entre os garotos que jogavam futebol. Era reservado a meninos sem aptidão para controlar a bola e os movimentos do corpo ao mesmo tempo -inofensivos à defesa adversária, embora capazes das mais improváveis proezas acrobáticas.
Essa evocação da minha infância surgiu ao refletir sobre a chamada "ameaça chavista", que parece embalar a visita do presidente Bush à América do Sul, nesta semana. O atacante Hugo Chávez merece tanta marcação?
Tenho dúvidas -não quanto ao objetivo do caudilho de Caracas, que é mesmo concentrar poder rumo à ditadura. Desconfio da capacidade real de Chávez levar adiante seu projeto autoritário, no plano interno, e de tutelar, no externo, outros regimes.
Fala-se muito dos "petrodólares" que o chavismo estaria "despejando" a fim de sustentar governos nacionalistas. Exagero. Mesmo após o preço do petróleo ter batido todos os recordes de alta, as reservas internacionais da Venezuela (o poder de fogo para "premiar" regimes amigos) são de US$ 35 bilhões -contra US$ 100 bilhões do Brasil.
Enquanto o mundo enfrenta o problema de excesso de dólares, na Venezuela eles faltam. As reservas já começam a cair, o governo centraliza o câmbio e raciona a moeda americana (as empresas têm dificuldade crescente para pagar dívida externa e importar). A inflação já supera os 20% ao ano e está em aceleração, e produtos básicos escasseiam nos supermercados.
Se o preço do petróleo continuar a cair -o que a tensão financeira em curso endossa, ao "precificar" uma desaceleração global-, a luta de Hugo Chávez será, cada vez mais, para sustentar-se no poder. Aplicará seus dólares minguantes nessa batalha doméstica (que tanto poderá resultar na sua queda como no endurecimento do regime), e não no delírio do "bolivarianismo" latino-americano.


Texto Anterior: Editoriais: Mortes em aceleração

Próximo Texto: Brasília - Melchiades Filho: Vitamina C
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.