São Paulo, quarta-feira, 05 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

PF à antiga
"A fala do delegado Luiz Fernando Corrêa, novo diretor-geral da Policia Federal (Brasil, A4, ontem), de que a corporação vai valorizar o conteúdo à imagem, é a prova viva do enrustido enquadramento da própria instituição. Afinal, camburão e algemas são para a ralé, e não para os ladrões de colarinho branco. Agora sim o Brasil vai voltar à normalidade. Estava muito bom para ser verdade."
PEDRO VALENTIM (Bauru, SP)

Goteira na Câmara
"A foto dos baldes na Câmara ilustra bem o que os deputados fazem com os cofres públicos (Primeira Página, ontem). Maquiam colocando baldes, mas nunca procuram parar o vazamento."
JAIME BERTOLACCINI COSTA (São Paulo, SP)

Ministro fardado
"Ridícula a fotografia de Nelson Jobim fantasiado de soldado no Haiti (Cotidiano, C3, ontem).
Será que é para fazer média com os militares, depois daquela escorregada da ameaça? Se o ministro da Defesa tem que um civil, por que o uso do fardamento?"
RONALDO GOMES FERRAZ (Rio de Janeiro, RJ)

STF e ética
"Maravilhosa a entrevista concedida pelo ministro do Supremo Carlos Britto ("Pressão social por ética influenciou decisão do STF sobre mensalão", "Entrevista da 2ª", A12, 3/9), em que afirma que o tribunal decidiu sem estar "contaminado" e que, diante dos fatos, a decisão foi sim muito mais bem fundamentada, posto que a sociedade atual exige mais e fiscaliza como agem seus representantes.
Aparteio para dizer que nesse ponto entra a mídia, atuando por nós, cidadãos, posto que não podemos estar em todos os lugares. A mídia nos representa, fiscaliza, investiga, sempre foi esse seu papel."
MARSELHA BOSSARDI (Curitiba, PR)

Reestatização da Vale
"A Companhia Vale do Rio Doce jamais poderia ter sido vendida como uma mercadoria qualquer, pois trata-se do próprio território nacional e de sua riqueza, vale dizer, a nossa própria soberania."
WASHINGTON PELUSO ALBINO DE SOUZA presidente do Conselho Superior da Fundação Brasileira de Direito Econômico (Belo Horizonte, MG)

"Será que o Brasil está se venezuelando? Seguindo o exemplo do amigo Hugo Chávez, o PT quer reestatizar empresas, a começar pela Vale do Rio Doce. Será que o governo tem cacife para bancar tamanho dispêndio? Claro que não!
Nem consegue cumprir suas obrigações básicas (saúde, segurança, saneamento, educação, infra-estrutura para que funcionem os meios de transporte etc.), que dirá reestatizar. Estamos saturados de impostos para bancar tantas mordomias, corrupções e desatinos."
HUMBERTO SCHUWARTZ SOARES (Vila Velha, ES)

"Na convenção do PT, foi aprovado um plebiscito para uma possível reestatização da Companhia Vale do Rio Doce. É claro, reestatizada a empresa vai servir de mais um cabide de empregos para os amigos de Lula, Dirceu e companhia. E com o dinheiro público."
ARTUR ARMANDO INTASCHI (Ubatuba, SP)

Painel
"Sobre a nota "Incontrolável" ("Painel", 30/8), esclarecemos que a condução do Ministério Público Federal na investigação que apura se houve improbidade administrativa no uso, pela Anac, de norma não implementada em processo judicial está pautada na seriedade e imparcialidade.
Por isso, a procuradora Inês Virgínia Prado Soares não fez, nem faria, nenhum comentário jocoso ou de natureza pessoal sobre a ex-diretora da Anac Denise Abreu.
Sobre o episódio narrado, esclarecemos que a procuradora não respondeu à pergunta do repórter Rogério Pagnan, da Folha, que questionou, após encerrada a entrevista, se Denise Abreu já "ia tarde". A procuradora disse (e está gravado) que não poderia responder àquela pergunta. Em seguida, outro jornalista comentou que o repórter da Folha havia "forçado a barra", o que gerou o riso dos presentes."
MARCELO OLIVEIRA, assessor de comunicação da Procuradoria da República no Estado de São Paulo (São Paulo, SP) Resposta da jornalista Renata Lo Prete, editora do "Painel': A nota não atribuiu à procuradora nenhum comentário "jocoso ou de natureza pessoal". Tampouco mencionou qualquer resposta dela à questão do repórter. Disse apenas que ela riu da pergunta, o que está gravado.

Constituinte
"A proposta de constituinte exclusiva, como observa Michel Temer ("Não à constituinte exclusiva", "Tendências/Debates", ontem), trata-se de falta de legitimidade social e possibilidade jurídica, também porque objetiva mudança da Constituição em ponto específico, que apenas depende de emenda constitucional. Parece um cavalo-de-tróia, contra o qual se deve reagir."
LUIZ ANTONIO SAMPAIO GOUVEIA (São Paulo, SP)

"Michel Temer é contra a constituinte exclusiva para a reforma política. Respeito sua opinião, até porque se trata de um doutor em direito constitucional. Ocorre que não é preciso ser doutor em nada para perceber que tal reforma não sairá nunca com os políticos que temos, cujos interesses pessoais prevalecem sobre o interesse público."
ANTONIO DO VALE (São Paulo, SP)

Carnificina aérea
"Ao ler sobre os riscos de voar ("Brasil tem 3,5 vezes mais acidentes aéreos que a média mundial", Cotidiano, C4, 3/9), pensei que, muito provavelmente, a aviação civil brasileira vai se transformar em uma carnificina, como já aconteceu com o transporte rodoviário.
Parece que voar no Brasil vai se tornar mais uma das nossas aventuras cheias de suspense, como é uma viagem pelas rodovias, seu cenário de corpos e ferragens."
MARIA RITA DE ASSIS CÉSAR (Curitiba, PR)

Viagem virtual
"Nada mais irritante para um aposentado do INSS do que essa insistência da ministra Marta Suplicy em torno do projeto Viaja Mais - Melhor Idade ("Fazer a roda girar", Tendências/Debates, ontem). O grau de desinformação da ministra, ao sustentar sua argumentação com base na Previdência da França e da Espanha, me deixa entre a gargalhada e o ranger de dentes."
LUIZ ANTONIO DE MOURA FREIRE (Santos, SP)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: José De Filippi Júnior: PEC 12: nem calote, nem assalto

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.