São Paulo, terça-feira, 06 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARLOS HEITOR CONY

Gostei

RIO DE JANEIRO - Não tive suficiente saco para assistir até o fim. Mas gostei dos dois primeiros blocos do debate entre os presidenciáveis na Bandeirantes. Gostei sobretudo da Márcia Peltier, classuda, isenta -nos tempos em que era âncora da Manchete, ela volta e meia derrapava, cortava a entrevista, mas sempre com aquele jeitinho doce-, grande Márcia. Márcia para presidente!
Quanto aos candidatos, em parte seguiram o exemplo de Márcia. Estão mais classudos, procuram a cordialidade, chamam-se uns aos outros com intimidade, até mesmo com um pouco de afeto -o que é salutar e bonito de ver.
Evidentemente houve bate-boca, insinuações torpes aqui e ali, mas é do jogo. No futebol, nos meios acadêmicos, nas artes em geral, há bate-bocas piores, bate-bocas homicidas.
Gostei também da moderação do Lula, acho que ele precisa ver o que está havendo com as suas cordas vocais. Sua rouquidão pode ser sexy para as mulheres, mas a campanha é longa, e a voz parece estar dando o prego.
Outra coisa que me chamou a atenção: bem monitorados por suas equipes, os candidatos estão razoavelmente dentro do assunto.
Como os leitores podem perceber, hoje estou propenso a elogios -e farei mais um. Na coluna do Boechat de ontem, havia a notinha de que o balanço da Vale do Rio Doce será magro, "aliás, magérrimo".
A Vale era a estatal que mais lucro dava. Sua privatização, louvada como um paraíso neoliberal, parece que patinou feito. Vendida na chamada bacia das almas, só deu lucro real aos que receberam comissões.
Voltando aos candidatos: seria bom que eles, inclusive Serra, que às vezes funcionava como o patinho feio do governo, cobrassem uma punição para aqueles que promoveram e lucraram com as privatizações. O governo FHC dilapidou o nosso patrimônio. E quem foi para a cadeia? O juiz Lalau e a Gloria Trevi.


Texto Anterior: Brasília - Eliane Cantanhêde: Presentes e ausentes
Próximo Texto: Roberto Mangabeira Unger: Democracia direta?
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.