São Paulo, sábado, 06 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FERNANDO RODRIGUES

Disputa aberta nos EUA

ST. PAUL, MINNESOTA - Está mais aberta do que nunca a disputa pela Casa Branca. Há uma semana, depois de fazer a sua convenção partidária, o democrata Barack Obama havia conseguido uma vantagem de oito pontos sobre o republicano John McCain.
Ontem, essa liderança já começava a evaporar. Algumas pesquisas, como a encomendada pela rede de TV CBS, mostram ambos os candidatos empatados com 42%. O republicano McCain fez a sua festa partidária nesta semana. Recebeu o tradicional espaço generoso na mídia norte-americana.
Apresentou Sarah Palin como candidata a vice-presidente. É uma novata com perfeito domínio do palanque e do microfone. Pode ser interiorana, simplória, pronunciar "Ái-rák" quando se refere ao Iraque. Mas quem vota nas eleições dos EUA são milhões de pessoas exatamente como ela.
Há um senso comum histórico segundo o qual os eleitores norte-americanos só começam a prestar atenção para valer nos candidatos depois do Dia do Trabalho. Aqui, esse feriado é sempre na primeira segunda-feira de setembro.
A eleição será em 4 de novembro.
Por algum motivo ainda não totalmente esclarecido, a economia cambaleante não está produzindo um efeito equivalente sobre a candidatura governista de John McCain. De maneira sábia -ou pusilânime-, o republicano tem mantido uma distância regulamentar do impopular George W. Bush.
A perda de empregos, a redução do PIB per capita e a inflação alta parecem ser fatores sentidos de maneira distante por parcela considerável do eleitorado dos EUA.
Para vencer, Obama depende de os eleitores sentirem nos próximos 60 dias um pouco mais a crise econômica. McCain tergiversará e usará seu patriotismo como anteparo. É impossível, a esta altura, saber qual estratégia prevalecerá.

frodriguesbsb@uol.com.br



Texto Anterior: São Paulo - Clóvis Rossi: Acreditar que é possível
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Ruy Castro: Debalde
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.