São Paulo, sábado, 06 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Lula
"Lamentável, sob todos os aspectos, a atitude do presidente Lula relatada na reportagem "Mercado age como adolescente após ter diarréia, diz Lula" (Dinheiro, ontem). Ninguém pode exigir erudição ou cultura de representantes do povo; exigem-se, porém, educação e respeito à população, que não é obrigada a ouvir, de quem quer que seja, palavras de baixo calão -em um país que não prima pela qualidade da educação que é oferecida. Cogito renunciar à minha cidadania brasileira, o que considero a alternativa (pelo menos temporária) que me resta para não ser representado dessa forma."
RAYMOND KAPPAZ (São Paulo, SP)

Vida e morte
"No artigo "Vida e morte" ("Tendências/Debates", ontem), Jacob Pinheiro Goldberg resgata a dignidade do sentido moral da vida, emprestando grandeza ao espírito humano. É uma resposta culta e inteligente ao pessimismo e à violência."
SANDRA MAGALHÃES , psicóloga (São Paulo, SP)

Criacionismo
"Preocupa-me essa fusão entre ciência e religião, pois uma tem como objetivo o conjunto de conhecimentos coordenados sobre um determinado objeto, e a outra, o conjunto de práticas e princípios que regem as relações entre o homem e a divindade. Trata-se da razão e da fé, que buscam, por caminhos distintos, a explicação de algo. Uma, por meios empíricos, a outra, por crendices sem comprovação. Anima-me ver profissionais como o paleontólogo Paulo Nascimento ("Painel do Leitor", 4/ 12), que luta para difundir uma ciência que há 200 anos é revolucionária."
CECIL EDUARDO FORLENZA (São Paulo, SP)

 

"Quando eu vir sair um coelho do ovo de uma tartaruga, ou de um ovo de pata sair uma vaca, e uma macaquinha parir um bebê humano, acreditarei na tal Teoria da Evolução. Caso contrário, prefiro crer que fui feito por Deus, e não que minha tetravó era a Chita, companheira do famoso Tarzan. Se a pessoa entra numa escola confessional, evidentemente terá de ao menos tolerar a fé que sabidamente é adotada por tal instituição de ensino. Ou será que faltam instituições laicas no Brasil?"
TIAGO BANA FRANCO (Campo Grande, MS)

Aposentadoria
"O caderno Dinheiro de ontem mostrou que o governo faz proposta para acabar com o fator previdenciário, que reduz a aposentadoria do INSS. O governo quer aplicar a regra dos funcionários federais. A proposta é indecente, uma vez que menciona apenas o tempo da concessão da aposentadoria e o seu valor inicial. É preciso agregar os outros benefícios dos funcionários públicos federais. Ah, e que tal igualar os nossos direitos aos dos anistiados/guerrilheiros? O nosso trabalho não foi tão "importante" como o deles, porém não deixa de ter o seu valor."
ISRAEL BÍSCARO (Rio Claro, SP)

Reforma tributária
"Rebatendo críticas ao projeto de reforma tributária que tramita na Câmara, o deputado Sandro Mabel, conclama todos a deixarem de lado vaidades e interesses pessoais ou político-partidários em prol do interesse do país ("Os anti-reforma", "Tendências/Debates", ontem). Acreditando nas boas intenções do parlamentar, faço-lhe um apelo: que inclua entre os principais beneficiários do projeto não apenas os brasileiros com renda familiar de até 5 cinco salários mínimos e o setor produtivo, mas também o imenso contingente de famílias que pertence à classe média, sobre o qual recai o fardo da carga tributária. São pais e mães de família, assalariados, profissionais liberais, autônomos, aposentados, inativos e não-ocupados cujo patrimônio, renda, salário e consumo são pesadamente tributados na fonte, ao mesmo tempo em que são os principais responsáveis pela geração de empregos."
YVETTE KFOURI ABRÃO (São Paulo, SP)

Gravidez
"A criatividade de nossos políticos parece não ter limite. A cada dia, uma solução mais brilhante que a outra. Agora esta, proibindo a demissão de marido de mulher grávida. Eu até imagino a cena: "O que, mulher, dor de cabeça? Tá querendo que eu perca o emprego?". Se formos pensar bem, deveria ter sido votada uma lei que proibisse que mulher de marido desempregado ficasse grávida. Seria muito mais simples e eficiente, pois estimularia, por tabela, o controle da natalidade."
RÉGIS CAVINI FERREIRA (São Paulo, SP)

IPVA
"O caderno Dinheiro de 29/11 publicou a reportagem "São Paulo mira IPVA de carro licenciado em outro Estado", além de análise perfunctória sobre o projeto de lei do governo paulista que altera a legislação do IPVA. Não há lei nenhuma que proíba o proprietário de veículo de registrá-lo e licenciá-lo em qualquer Estado da Federação -e ali pagar o IPVA. Não há débito fiscal, não há conduta criminosa, pois não há falso material ou ideológico. O Código de Trânsito diz que o registro do veículo se processa no local de residência ou domicílio. A posição do governo do Estado é tortuosa em relação a esse assunto, pois, em meu entender, a pretensão oficial não é buscar a justiça fiscal, mas, sim, arrecadar de forma mais intensa. IPVA é tributo sobre a propriedade, e não imposto de circulação."
CYRO VIDAL , advogado (São Paulo,SP)

Ulbra
"Na reportagem "Ulbra contesta dívida de R$ 2,4 bi e alega ser filantrópica" (Cotidiano, ontem), a informação de que o dinheiro que os hospitais recebem do SUS vai para o pagamento das dívidas pode induzir o leitor a concluir que existe um desvio de recursos do SUS, o que não ocorre. Sirlei Dias Gomes, pró-reitora de ensino à distância da Ulbra, quis dizer que os recursos recebidos do SUS não são suficientes para as necessidades dos hospitais relativas aos serviços prestados ao SUS. Além disso, como os recursos entram no caixa único da universidade, com o desbloqueio judicial que está ocorrendo para pagamentos de salários, eles acabam sendo utilizados para essa finalidade."
ROSA IGNÁCIO LEITE , coordenadora de imprensa da Ulbra (Canoas, RS)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: Christiano P. da Silva Neto: A teoria da evolução e os contos de fadas

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.