São Paulo, sexta-feira, 07 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Espanha
"Revoltante! Até quando vamos continuar sendo tratados como escória nos aeroportos espanhóis? A polícia e os agentes de imigração da Espanha parecem que não se deram conta de que estamos em pleno século 21, muito distante da época em que seus patrícios corsários saquearam a América Latina, exterminando civilizações. Urge uma medida enérgica do governo brasileiro, forte no princípio da reciprocidade.
Não bastam as lamentações tíbias dos diplomatas. Isso não restaura a nossa dignidade. Como cidadão, mandarei uma correspondência à Embaixada da Espanha, manifestando minha indignação."
PAULO CÉSAR DO VALE MADEIRA, presidente da Associação dos Magistrados do Amapá (Macapá, AP)

Células-tronco
"Qual terá sido a motivação do ministro do STF Menezes Direito para requerer vistas ao processo? É sabido que ele é membro da União dos Juristas Católicos do Rio de Janeiro, que já se manifestou contrária ao uso de células-tronco embrionárias. É sabido que, antes mesmo da vigência da Lei de Biossegurança, ele já havia se manifestado contrário a esta pesquisa. Se hoje ele está em dúvida, haverá alguma chance de ele mudar seu voto? Será que existem nos autos informações que ao longo dos três anos de vigência deste processo ele não conseguiu perceber? Então por que protelar esta votação? Espero que não tenha sido por falta de apreço para com a opinião pública brasileira.
Não seria uma postura apropriada de um magistrado da mais alta corte brasileira."
LUIZ NUSBAUM (São Paulo, SP)

"Quero parabenizar a Folha porque, no debate sobre as células-tronco, vem mantendo a sua constante posição democrática e pluralista, aberta com respeito a todas as idéias e opiniões, mesmo às que contrariam a sua linha editorial."
FRANCISCO FAUS PASCUCHI (São Paulo, SP)

"A Igreja Católica não é contra as pesquisas com células-tronco. A igreja é totalmente favorável às pesquisas com células-tronco adultas.
O que a igreja condena são as pesquisas com células-tronco embrionárias, pois até agora não existe resultado algum. São uma mentira e ainda matam o embrião, que é um ser humano. Pesquisas com células-tronco adultas salvam vidas e não matam."
ANGELO CALANDRINO (São Paulo, SP)

"No julgamento do Supremo Tribunal Federal, aconteceu o que todos já esperavam: o ministro Carlos Alberto Direito pedir vistas ao processo com o único objetivo de empurrar com a barriga a, agora, bem provável decisão favorável à permissão para as pesquisas com as células-tronco. Depois do brilhante e inquestionável discurso do ministro Carlos Ayres Britto, nada mais restava aos que condenam as pesquisas do que usar desse recurso procrastinatório muito comum em outros tribunais, mas inadequado para um julgamento importante como esse, com o processo iniciado no STF há cerca de três anos."
RONALDO GOMES FERRAZ (Rio de Janeiro, RJ)

"A ministra Ellen Gracie relata que, por ser embrião e precisar do útero, não é considerado pessoa. E nós? Não fomos fecundados e a partir desse momento, como ser humano, pessoa, não fomos nos desenvolvendo até chegarmos ao que somos? O fator, necessitar de útero, é se como falássemos que uma criança necessita de colo, de comida na boca, mas nem por isso deixa de ser pessoa. São fases de desenvolvimento, mas vida já a temos.
ANA LÚCIA VASCONCELLOS, mestranda em bioética (Porto, Portugal)

América do Sul
"A instabilidade diplomática instigada e alimentada por Hugo Chávez entre a Colômbia e o Equador não teria chegado ao extremo se todos os países da América do Sul tomassem posições drásticas contrárias às atitudes criminosas das Farcs, que irresponsavelmente vêm assolando a paz e a democracia no continente. Afinal, a serviço de quem está esse grupo terrorista?
Quem os alimenta logisticamente, fazendo com que se mantenha em plena atividade? Obviamente que ninguém quer guerra, somos historicamente de sentimento predominantemente pacifista, mas até quando vamos ter que aturar essa beligerância sem sentido, que até nos coloca em xeque?"
JOÃO CARLOS GONÇALVES PEREIRA (Lins, SP)

Lula x Marco Aurélio
"Quero parabenizar o presidente Lula pela sua coragem em defender o governo brasileiro ante as palavras truculentas e desonrosas ditas pelo ministro Marco Aurélio Mello contra o Poder que garante a democracia brasileira. Pelo menos um presidente pôs em seu devido lugar um ministro que não honrou a toga que o cobre."
GUILHERME MACIEL DE BEM (Florianópolis, SC)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Texto Anterior: Jefferson Péres: A sucata mental

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.