São Paulo, Sexta-feira, 07 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CPI ou saco de batatas?

JOSIAS DE SOUZA


São Paulo - Quando menino, adorava jogar bola. Era centro-avante. Nada excepcional. O físico não ajudava. Chamavam-me "Palito". Ainda assim, fazia gols. Mais por deficiência dos goleiros do que por méritos próprios.
Tudo caminhava relativamente bem. Até o surgimento de Betão, um garoto parrudo, escalado para jogar na zaga do principal adversário. Sempre que era submetido a uma situação de "risco de gol", como dizia, Betão esquecia a bola. Partia em direção às canelas hostis.
Certa vez esbocei uma reação. E Betão: "Vem cá, você é um homem ou é um saco de batatas?". Convenci-me ali, ainda no chão, de que meu porte combinava mais com jogo de damas, gamão, xadrez, coisas assim.
Agora, vejo em Brasília cenas que ressuscitam a imagem de Betão. Há uma estranha movimentação em torno da CPI dos Bancos.
Costuma-se apontar a simples existência da CPI como prova de que existe disposição do governo para investigar as malfeitorias praticadas na virada do câmbio. É uma pseudodisposição. Falsa como nota de três reais.
Sob holofotes, FHC vinha mesmo se comportando como craque. Dizia ser favorável à apuração. Se duvidavam, sacava uma daquelas frases bem-torneadas, dava um drible verbal e saía para o abraço.
Nos subterrâneos, porém, o presidente conspira ferozmente contra a CPI. Nas últimas 72 horas, foi flagrado jogando de zagueiro. Não um zagueiro qualquer. Como Betão, ele joga pesado. Investe contra tornozelos como se desejasse restabelecer o domínio na entrada da área.
Determinou duas coisas aos senadores aliados: que concluam logo a "investigação", sem prorrogações. E que não chamem para depor nem os filhos de Mendonção, da corretora Link, nem os donos de bancões com lucros estranhos.
A CPI precisa mostrar agora se é "macho" mesmo ou se é apenas mais um "saco de batatas".


Texto Anterior: Editorial: DESARMAR A POPULAÇÃO

Próximo Texto: Brasília - Eliane Cantanhêde: Danem-se os fatos!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.