São Paulo, terça-feira, 08 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Gaspari
"É a segunda vez que Elio Gaspari (6/1, pág. A10) escreve sobre a história de um irmão do marechal Castello Branco, demitido da Receita Federal porque o então ditador-presidente não gostou que ele tivesse sido presenteado com um carro por seus colegas de repartição pública. Ora, a torpeza dos regimes autoritários não depende da maior ou menor propensão dos ditadores ao roubo e à pilhagem dos bens nacionais. Salazar, opressor de Portugal, Angola e Moçambique, não enriqueceu nos seus 40 anos de ditadura. No que nos concerne, Castello Branco comandou um golpe de Estado que instalou a pior ditadura que o Brasil conheceu nos seus quase dois séculos de nação independente. É um grande disparate apresentá-lo como um estadista e um exemplo de moralidade pública."
LUIZ FELIPE DE ALENCASTRO , professor de história do Brasil da Universidade de Paris (Paris, França)
 

"Foi com um nó na garganta que li na coluna de Elio Gaspari o caso do irmão de Castello Branco. Como o Brasil pôde se tornar um país tão inescrupuloso? É, recordar é viver."
FRANCISCO DIAS DE OLIVEIRA (Pouso Alegre, MG)

Ilustrada
"A cidade recebeu com grande alegria a notícia da expansão da coluna de Mônica Bergamo, de longe a mais inclusiva e democrática da imprensa paulista. Nela, notáveis ainda anônimos são também prestigiados por suas realizações como sinal de que a visibilidade na mídia é legítima não apenas pelo sobrenome ou pelas horas que se passa portando taças em festas, mas pela efetiva realização de alguma coisa útil nesta sociedade. Parabéns ao jornal!"
RAQUEL LUCAT (São Paulo, SP)

 

"Considero absolutamente lamentável a decisão de extinguir a coluna de Bernardo Carvalho. Os textos do colunista, que é um dos melhores escritores brasileiros em atividade, eram um oásis de densidade e profundidade de reflexão em meio ao jornalismo rasteiro e pretensioso que domina a Ilustrada. Merece igualmente pêsames a extinção da coluna de Guilherme Wisnik, um dos poucos espaços de análise inteligente sobre questões ligadas ao urbanismo e à arquitetura. A Folha fica enormemente empobrecida com essas ausências!"
ROBERTO ALVES (São Paulo, SP)

Cotidiano
"Já está se tornando rotina: mais um promotor paulista é acusado da prática de homicídio. É inaceitável que tantos membros do Ministério Público de São Paulo estejam envolvidos num tipo de crime tão grave. O Ministério Público é uma instituição essencial ao Estado Democrático de Direito e existe para defender a sociedade. O mínimo que se espera é que saiba escolher melhor seus integrantes, que devem ser pessoas com equilíbrio emocional, maturidade e ponderação."
RENATO KHAIR (São Paulo, SP)

 

A perseguição que a imprensa faz contra as autoridades é implacável. Está certo que a imprensa deve zelar para que a lei seja aplicada contra quem quer que seja, mas no caso do promotor que atirou contra um "motoqueiro" que tentou lhe roubar, não podemos admitir. O "motoqueiro", apesar de desarmado, fez menção de portar arma, o que chamamos de legítima defesa putativa. Além disso, ele já estava na posse de cinco relógios, tudo segundo relato de testemunhas e policiais."
CLÓVIS TEBET BARRETTO (São Paulo, SP)

Educação
"Achei interessante o artigo de Ruy Castro "De volta à sala de aula". Sou professora do ensino fundamental e sofri duras críticas de minhas coordenadoras quando lecionava em escolas públicas por querer manter "vivas" as quatro atividades essenciais que praticávamos em sala de aula -leitura em voz alta, ditado, cópia e redação. Essas atividades não cabiam dentro do "construtivismo". Atualmente leciono numa escola particular e a situação é bem diferente. Essas quatro atividades fazem parte do meu plano de aula e são trabalhadas com freqüência muito grande. Felizmente tenho apoio não só da escola como também dos pais. O resultado só podia ser esse: alunos bastante participativos e interessados e, da minha parte, uma satisfação muito grande em poder executar o meu trabalho."
ANA LÚCIA CHIARINI PENA (Campinas, SP)

Operação Condor
"Como consolidar nossa democracia sem julgar os que a subverteram? Os anos passam e novamente a ditadura do silêncio só é quebrada pela ação de governos estrangeiros. O Brasil nada faz para elucidar esse trágico e injusto período, e assim seguimos, como queriam os generais, colocando uma grande pedra em cima da história e dos corpos dos dissidentes políticos."
WADY ISSA FERNANDES (São Paulo, SP)

Trânsito
"Já passou da hora de o governo acordar e, com coragem, enfrentar essa carnificina que presenciamos nos feriados prolongados. Precisamos de leis e medidas urgentes, severas e eficazes, e não essa absurda legislação que obriga as autoridades a avisar os usuários sobre onde estão localizados os radares. Os espertinhos infelizmente são muitos, reduzem a velocidade ao serem alertados e, depois, saiam da frente os prudentes e respeitadores da lei."
OSCAR TRIBST FILHO (Campinas, SP)

Sesc
"A Folha publicou na capa de Cotidiano de 5/1 a foto da calçada em frente ao Sesc Pompéia, destruída pela prefeitura. A cada dia fico mais estarrecida com a truculência, a falta de respeito e a incompetência do governo. Enquanto na rua Benedito Chaves um enorme buraco bem no meio da rua é ignorado pelo prefeito, colocando em perigo a vida dos motoristas que por ali passam, o mesmo prefeito destrói uma calçada em perfeito estado de conservação antes mesmo de saber o seu valor histórico e cultural."
MARIA GILKA (São Paulo, SP)

Estrangeirismos
"De grande valia será, se aprovado, o projeto de Aldo Rebelo. Nós, estudantes, não agüentamos mais decorar expressões americanizadas, como "feedback", "just in time", "network", que poderiam muito bem ser utilizadas com suas devidas traduções ao português. A reação da Câmara vem no momento certo para que muitos brasileiros não sejam excluídos das redes de relacionamento devido a esse estrangeirismo desvairado em nosso país."
DANIEL BARBOSA DE CARVALHO (São Paulo, SP)

Boas-festas
A Folha agradece e retribui os votos de boas-festas recebidos de: Eliane Stephan (São Paulo, SP); Hermelindo Ruete de Oliveira, presidente do Conselho de Administração da Copersucar (São Paulo, SP); David Neto (São Paulo, SP); Therezinha de Jesus Lima e Oliveira (São José dos Campos, SP); Isnard Camara de Oliveira (Bragança Paulista, SP); e Amplaa Brazil Eventos (Porto Alegre, RS).

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Texto Anterior: Augusto de Franco: Lula, o "venezuelano"

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.