São Paulo, segunda, 8 de fevereiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REGIONAIS CORROMPIDAS

Os casos de corrupção que estão sendo investigados nas administrações regionais da cidade de São Paulo são do gênero em que, quanto mais se procura, mais se encontra. A leva de prisões e afastamentos de funcionários acusados de achacar contribuintes, ou de acobertar malfeitos, principiou por Pinheiros, chegou à Penha e já está na Sé. Até vereadores, notórios beneficiários do loteamento dessas repartições públicas, não têm mais como fingir que o assunto não é com eles.
Alguns se esforçam, é verdade, ao menos para erguer uma cortina de fumaça. É o seu modo pusilânime e sub-reptício de fugir à responsabilidade. Em face do fisiologismo abjeto que corrói a administração municipal, a qual teriam por obrigação fiscalizar, apostam na confusão.
Foi assim que, surgida uma proposta de instalar CPI na Câmara Municipal para examinar os escândalos, certos vereadores se retiraram acintosamente do plenário na quinta-feira, com o propósito aparente de negar quórum à votação. Concentrados na bancada que apóia o prefeito Celso Pitta, ou da qual este depende, eles argumentam que seu propósito não seria bombardear uma CPI, mas sim recusar a proposta tal como fora apresentada pela oposição.
A argumentação soa suspeita, desde logo, porque os vereadores da situação alardeiam a intenção de dar à sua CPI um escopo desmesurado: investigar as administrações regionais durante os últimos 20 anos. Se não implicasse ingenuidade rematada, seria o caso de perguntar: com indícios de desmandos ao longo de duas décadas, por que não se mobilizaram para combatê-los nos anos passados? Tamanha abrangência, qualquer pessoa de bom senso pode ver, é a maneira mais segura de inviabilizar resultados consequentes.
É inaceitável que São Paulo seja submetida a mostra tão flagrante de oportunismo político. Amanhã, a questão voltará ao plenário da Câmara. Infelizmente, não há indícios de que, ainda desta vez, a cidade vá presenciar a ação de um Legislativo à altura de seus problemas e desafios.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.