São Paulo, domingo, 08 de julho de 2007

Texto Anterior | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Impunidade
"A impunidade no Brasil tem raízes históricas e culturais. Raízes num país que custou a se libertar do jugo colonial, custou a abolir a mão-de-obra escrava. Arrasta vício de uma aristocracia atrasada que influencia e domina o poder até hoje. A impunidade é o exemplo que as elites sempre passaram aos pobres: rico não vai para a cadeia, é o que diz o ditado popular. Agora, essa exposição da impunidade tem uma lógica: no comando do poder alguém que não representa a elite."
ANTONIO NEGRÃO DE SÁ (Rio de Janeiro, RJ)

Senado
"Será que o "Conselho de Ética" do Senado não percebeu ainda que está chovendo no molhado no caso "Renangate", ao exigir perícia para saber da lisura (ou não) dos negócios das vacas do referido senhor? O que importa é saber se o lobista da Mendes Jr. efetivamente pagou as pensões, não interessando à elucidação do caso se Renan tinha ou não posses para tanto."
MARIA EULÁLIA MEIRELLES BUZAGLO (São Paulo, SP)

 

"Extraordinário o artigo de Clóvis Rossi ("Excesso de falta de decoro", Opinião, 6/7). A desculpa esfarrapada de dizer que querem derrubar Lula é realmente grotesca e ridícula. O que falta a esse senador é reconhecer sua falta de decoro e também sua enorme vaidade e arrogância. Vamos torcer para que aqueles que compõem o Conselho de Ética possam extirpar mais um corrupto dessa instituição que se chama Senado da República."
CLEUSA GUERREIRO HUGUENEY (Uberlândia,MG)

Governo Lula
"Após ler o resultado de mais uma pesquisa que mostra o elevado índice de confiança em Lula e de aprovação de seu governo, chego à conclusão de que preciso urgentemente de ajuda psicológica, pois estou com mania de perseguição a Lula. Estou extremamente negativista, distorcendo fatos e não conseguindo enxergar as maravilhosas realizações de seu governo. Quero passar a ser feliz como os mais de 60% de brasileiros das pesquisas."
RONALDO GOMES FERRAZ (Rio de Janeiro, RJ)

 

"Felipe González, ex-primeiro ministro espanhol, em entrevista, foi questionado sobre qual era o maior perigo para a democracia. Ele respondeu que é o não-reconhecimento da derrota. Essa resposta reflete bem o posicionamento dos tucanos e pefelês (recuso-me a chamá-los democratas), inclusive alguns leitores que freqüentam essas páginas. São ferozes contra Lula, porém, nenhuma palavra sobre as corrupções acontecidas no governo Alckmin, que José Serra esforça-se para que não sejam investigadas. Afinal, ética só existe para um lado."
ORLANDO F. FILHO (São Paulo, SP)

Apagão no ensino
"A possibilidade ou a já realidade do apagão do ensino médio no Brasil deveria ser tratada pela imprensa não como uma matéria jornalística mas como uma bandeira a ser promovida incansavelmente. Somente com uma revolução educacional o Brasil sai desse buraco. Sei que isso não é do interesse de muitos poderosos, por isso mesmo cabe a imprensa levantar e carregar essa bandeira. Afinal, já imaginaram o aumento no número de assinantes em um Brasil mais educado."
MARCUS BRAGA ALVES (Pittsburgh, EUA)

Violência em SP
"Dia 6 de julho, 8h30, rua Francisco Cruz, Vila Mariana, São Paulo: dois homens armados assaltam o motorista de uma picape em plena luz do dia, em rua movimentada. Chegamos ao fundo do poço."
MARCOS BARBOSA (Casa Branca, SP)

Corrupção policial
"Relativamente à reportagem "Governo oficializou afastamento de só um policial suspeito" (Cotidiano, C6, 6/7), esclarecemos que:
1 - Assim que soubemos da apreensão, pela Corregedoria da Polícia Civil, de uma "lista" em poder do advogado Jamil Chokr, com nomes de policiais civis classificados no Decap, determinamos que os mesmos fossem recolhidos às respectivas delegacias seccionais, objetivando, assim, proporcionar à sociedade em geral, e aos diretamente interessados em particular, uma maior transparência e imparcialidade nas apurações.
2 - Além disso, representamos à Delegacia Geral de Polícia para que todos os policiais mencionados na "lista" e que ocupassem cargo de chefia, nos distritos policiais, tivessem essa incumbência cessada.
3 - Todas essas decisões foram publicadas nos boletins internos (BID) números 55 e 56, deste departamento, de 18 de junho e 2 de julho, respectivamente, conforme determina a legislação vigente.
4 - Tudo foi informado à mídia e, lamentavelmente, apenas a Folha não foi fiel aos fatos.
5 - Diz a reportagem que o "Diário Oficial" do Estado não contempla esses afastamentos, o que leva à falsa impressão de que a diretoria deste Departamento não cumpriu atribuições de sua competência nem a determinação do excelentíssimo sr. secretário da Segurança Pública.
6 - Também afirma que o investigador Sidney Mota, além de não ter sido afastado -fato inverídico-, foi citado no "Diário Oficial" não para perder o cargo (e nem poderia mesmo, ante a necessidade legal de anterior e regular processo administrativo disciplinar), mas sim para ser contemplado pela assunção na chefia de investigação do 40º DP.
7 - Essas afirmações, além de não corresponderem à realidade, demonstram, por parte do autor do texto, uma imensa falta de cuidado na pesquisa, uma vez que a publicação que contempla o policial Sidney com um cargo de chefia refere-se a fatos pretéritos à malsinada "lista".
8 - Sidney Mota de Oliveira foi recolhido do 40º DP no dia 18 de junho (conforme BID nº 55 do Decap), data em que cessou, de fato, sua designação para a Chefia dos Investigadores.
9 - Todas essas informações e acesso a documentos foram disponibilizados ao jornalista Gilmar Penteado, o qual, apesar disso, preferiu usar esse respeitadíssimo veículo de comunicação para macular a imagem dos mais de 7.000 servidores do Decap e apresentar este subscritor como, no mínimo, descumpridor de ordem hierárquica superior, razão pela qual solicitamos a correção dessas informações."
ALDO GALIANO JÚNIOR , diretor do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (São Paulo, SP)

Resposta do jornalista Gilmar Penteado: a reportagem reafirma todos os dados publicados. O texto citado também trouxe os argumentos do delegado, que na sua carta mais uma vez não informou por que deixou de publicar os nomes dos policiais afastados dos cargos de chefia no "Diário Oficial" do Estado, o que oficializaria a situação deles para fins de desconto de rendimentos e garantiria transparência à investigação interna da polícia -tanto que a própria Secretaria da Segurança Pública informou que a publicação, de responsabilidade do delegado e não dos 7.000 servidores do Decap, será feita entre 15 e 20 dias.

Dengue
"Mais uma vez o professor Adib Jatene faz brilhante avaliação dos rumos da saúde brasileira ("Dengue, uma oportunidade perdida", "Tendências/Debates", 2/7). Aponta as grandes oportunidades perdidas atualmente no setor, como ocorre no combate à dengue. Aliás, as seguidas denúncias de falta de estrutura e de recursos humanos na saúde pública apenas prenunciam outras tantas graves oportunidades perdidas pelo Brasil. Se não tomarmos providências imediatas quanto ao financiamento e aprovarmos com urgência a emenda constitucional 29, a tendência é o agravamento do quadro."
JORGE CARLOS MACHADO CURI, presidente da Associação Paulista de Medicina (São Paulo, SP)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Texto Anterior: Cristovam Buarque: Desabou

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.