São Paulo, terça-feira, 08 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARLOS HEITOR CONY

O eleitor pasmado

RIO DE JANEIRO - Por instinto, e também por certa experiência adquirida por aí, sempre desconfio da maioria. Não estou negando o fundamento da prática democrática, que é o predomínio da maioria. Encontro na Bíblia um arremedo de justificação: lá está dito e escrito que o número dos estultos é infinito, ""stultorum numerus est infinitus".
Apesar disso, algumas vezes faço parte dela -o que também é motivo para desconfiar da opinião geral ou generalizada. Habitualmente, engrosso a legião de estultos e são incontáveis as quebrações de cara que acumulei pensando ou agindo com a maioria.
Gosto de citar uma passagem de Dickens, que, quando esquece os órfãos e o Natal, é sempre um bom romancista. Mr. Pickwick viaja com os membros do clube que fundou e chega a uma cidade onde a multidão está dando vivas a alguém ou a alguma coisa. Pickwick sai da carruagem dando vivas também, integrando-se imediatamente à maioria.
Pasmados, os sócios do clube que tem o seu nome e a sua liderança perguntam a razão daquela atitude. Pickwick responde que, quando se encontra uma multidão gritando, deve-se gritar com ela. Um dos discípulos argumenta: "Mestre, e se encontrarmos duas multidões, uma gritando viva, outra gritando morra?".
"Grite com aquela que estiver gritando mais forte."
Barrabás foi o primeiro a ser salvo pelo Salvador. Pilatos promoveu um arremedo de eleição, tentando salvar o Salvador. Não deu pé. Nesse caso particular, se eu estivesse no meio da turba, votaria a favor dos dois. Nas eleições de domingo, se pudesse teria votado nos quatro -declarei isso em crônica recente.
Não soltei foguetes nem me considero com a cabeça inchada. Declarei meu voto antecipadamente, abstendo-me de votar, uma vez que sempre fui contra o voto obrigatório. Como qualquer cidadão, tenho o direito de pensar assim.


Texto Anterior: Brasília - Eliane Cantanhêde: Voto envergonhado
Próximo Texto: Hélio Schwartsman: Em busca do adjetivo certo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.