São Paulo, segunda-feira, 09 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Editoriais

editoriais@uol.com.br

As filas da educação

DESDE 2007 , a gestão de Gilberto Kassab (DEM) na capital paulista exige que entidades com as quais mantém convênio transfiram suas vagas da pré-escola (4 a 6 anos) para as creches (0 a 3 anos). Ao longo de dois anos, a prática retirou 17 mil matrículas da pré-escola, ampliando a fila de espera para 28,5 mil crianças. Faltam vagas em 92 dos 96 distritos da cidade.
Evidenciou-se na gestão municipal o que popularmente se chama de "cobertor curto". Kassab sacrificou o ensino fundamental, mas conseguiu diminuir o deficit nas creches -há dois anos, eram 160 mil crianças na fila por uma vaga nessas instituições; hoje são 87 mil, cifra ainda gigantesca.
O orçamento municipal não é capaz de custear a solução simultânea das inúmeras deficiências da capital. Contudo, se a educação infantil tornou-se, corretamente, prioridade de Kassab, teria sido preferível buscar os recursos em outras áreas, como por exemplo o transporte municipal, setor em que o subsídio para as empresas vem aumentado, a fim de manter a tarifa de ônibus congelada desde 2006.
Universalizar o acesso ao ensino nos primeiros anos de vida tem se revelado, de acordo com reiterados estudos especializados, uma política importante para diminuir a desigualdade de oportunidades entre ricos e pobres que se revelará bem mais tarde, no mercado de trabalho. É mais fácil corrigir deficiências cognitivas, em geral associadas a fatores socioeconômicos e familiares, nas idades mais tenras.
Agora a prefeitura anuncia a criação de 142 novas unidades de pré-escolas, o que implicaria redução da fila e diminuição de alunos por sala. O prefeito Kassab, assim, lança outra promessa ambiciosa. Resta acompanhar o restante do mandato na expectativa de que cumpra o prometido -sem sacrificar outros setores de alta prioridade.


Texto Anterior: Editoriais: Inovação em pauta
Próximo Texto: São Paulo - Fernando de Barros e Silva: Os linchadores da Uniban
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.