São Paulo, terça-feira, 10 de setembro de 2002

Próximo Texto | Índice

A VAGA QUE RESTA

Perdurou o movimento de ascensão de José Serra (PSDB-PMDB) e de queda de Ciro Gomes (PPS-PDT-PTB) detectado na pesquisa do Datafolha de 30 de agosto. Dez dias depois, o instituto voltou a campo e constatou, como o leitor poderá acompanhar nesta edição, que o presidenciável tucano isolou-se na segunda colocação, tendo atingido 21% das intenções de voto. Já o da Frente Trabalhista caiu e, além de ter perdido a vice-liderança, agora está com 15%, empatado tecnicamente com Anthony Garotinho (PSB) -que ganhou quatro pontos e aparece com 14%. Luiz Inácio Lula da Silva (PT-PL) ampliou a sua liderança e, com 40%, está praticamente garantido no segundo turno.
Impressiona o ritmo da queda de Ciro Gomes na preferência do eleitorado. Ele perdeu, num lapso de tempo pouco superior a três semanas, quase metade dos 27% de intenções de voto que detinha em 15 e 16 de agosto. A mudança na linha de campanha (Ciro passou a defender-se dos ataques tucanos e a contragolpear o governista) parece que não foi capaz de conter a deterioração na imagem do ex-governador do Ceará.
Esse aspecto está ilustrado no comportamento da taxa de rejeição ao candidato da Frente Trabalhista. Em meados de agosto, ela era de 17%, bem menor que a de seus outros três concorrentes diretos; agora, no início da segunda semana de setembro, já atinge 34%, a mais alta entre os quatro principais pleiteantes.
José Serra reconquistou o patamar que havia ocupado nas pesquisas entre meados de março e o início de julho. E logrou fazê-lo justamente na reta final da corrida pelo Planalto. Serra detém o maior tempo na propaganda no rádio e na TV, e sua equipe já deu mostras de saber usá-lo com competência. Esses elementos dificultam as estratégias de seus adversários para tentar ultrapassá-lo.
O candidato do governo leva, teoricamente, vantagem na disputa pela segunda vaga no segundo turno. Mas nada impede que ocorra uma nova reviravolta nesses dias que faltam para o 6 de outubro. Nem Ciro Gomes nem Anthony Garotinho podem ser considerados fora do jogo.


Próximo Texto: Editoriais: CONSENSO NA MARRA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.