São Paulo, quinta-feira, 11 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RECUO REPUBLICANO

O secretário de Infra-Estrutura Urbana do município de São Paulo, Roberto Luiz Bortolotto, foi executivo da empresa LOT, uma das habilitadas em recente concorrência pública para contratos de coleta de lixo na cidade. O secretário afirma que, na prática, se desligou da empresa em fevereiro de 2000, antes, portanto, de ter assumido suas funções na secretaria, em julho de 2001.
Segundo reportagem publicada ontem pela Folha, documentos da Junta Comercial mostram que o nome do secretário permaneceu formalmente vinculado à LOT até julho do ano passado -o que ele credita a uma falha da empresa. A Prefeitura de São Paulo assegurou que a licitação atendeu às exigências de impessoalidade, moralidade e transparência e rechaçou "ilações" sobre possível favorecimento.
É difícil, no entanto, deixar de ver nas revelações sobre os vínculos existentes, mesmo se rompidos em 2000, mais um elemento a lançar dúvidas sobre a extensão dos compromissos das administrações petistas com os princípios republicanos.
O PT chegou aos postos de comando que ocupa se valendo de um discurso pautado pelo rigor ético, com a presunção de que, uma vez no poder, romperia com os padrões condenáveis da administração pública brasileira. A idéia de que o bem público se sobrepõe a interesses pessoais ou de grupos sempre esteve no cerne da pregação petista -e se tornou sua mais abrangente bandeira. É natural que os sinais de leniência com a quebra desses princípios causem frustração e revolta.
Talvez alguns representantes do PT considerem que os interesses do partido e de seus "companheiros" coincidam com os do país ou os da classe trabalhadora -ilusão que esteve presente em equívocos históricos das esquerdas. Ou talvez eles simplesmente tenham se tornado mais pragmáticos, abdicando de antigas "bravatas". Em qualquer dos casos, perdem os ideais de um país mais transparente e republicano.


Texto Anterior: Editoriais: RITMO INCERTO
Próximo Texto: Editoriais: O FATOR OBESIDADE

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.