São Paulo, sexta-feira, 12 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NELSON MOTTA

Vida e obra

RIO DE JANEIRO - Uma maravilhosa história de vida, superação e glória, narrada com paixão e elegância e pesquisada e documentada com rigor, "Roberto Carlos em Detalhes" é uma das melhores biografias de artistas brasileiros já escritas. E logo do maior deles, do mais querido, do rei.
Todos concordam, a crítica, os leitores e os fãs: é um grande livro. Quer dizer, quase todos.
Os advogados de Roberto e da família de Maria Rita entraram na Justiça com uma ação cível e outra criminal pedindo a interdição do livro e uma indenização por danos morais.
Só Roberto pode saber o que seu coração sente ao ler, em tantos detalhes, a sua inacreditável história de vida e arte, com suas dores e delícias, suas perdas e conquistas. Mas para nós, que apenas o amamos, admiramos e respeitamos, é impossível entender o que possa ofender a sua honra nesse tributo emocionado ao seu talento e à sua grandeza.
Também é difícil compreender por que só agora, depois que o livro se tornou um grande e merecido sucesso, que passa de mão em mão, que está na internet, que é história, ele quer tirá-lo de circulação.
Para Roberto, a sua vida é um patrimônio seu e só ele pode contá-la, como e quando quiser. Mas ela não é um livro, é o tema da obra de um escritor. É claro que não é dinheiro que move Roberto, como também não foi por dinheiro que um professor de Niterói trabalhou 15 anos na construção de um painel monumental sobre seu grande ídolo. Foi por amor.
Se Roberto considera errado ou impreciso algum detalhe -afinal, o autor nunca conseguiu entrevistar seu biografado-, ou invasiva a exposição de algumas intimidades de pessoas queridas, irrelevantes para a grandeza do livro, o autor ficará muito feliz em fazer as correções numa nova edição.


Texto Anterior: Brasília - Eliane Cantanhêde: PT cresce, PSDB encolhe
Próximo Texto: José Sarney: Chávez em seu labirinto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.