São Paulo, sábado, 12 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Reféns
"Com a libertação de duas reféns pelas Farc, com todo apoio e liderança do presidente Hugo Chávez, a palavra "fanfarrão" passa a ser bem apropriada a todos os que o criticavam -e neste "Painel do Leitor" foram muitos. Por que no te callas, oposição?"
MARCELO HOLTZ (Avaré, SP)

"Nos últimos anos, Hugo Chávez se intrometeu nas eleições de Peru, Bolívia e Equador, sendo que, nos dois últimos países, "seus" candidatos se elegeram e ele exerce notória influência sobre eles. Na Argentina, em plena campanha presidencial, aparece um emissário de Chávez com uma mala de dinheiro.
O presidente venezuelano trava disputas públicas com presidentes do Peru e da Colômbia, país onde ele se intromete até com a narcoguerrilha, manifesta abertamente pretensões territoriais em relação à Guiana, ofende o Congresso brasileiro e, de quebra, se arma até os dentes.
O que o "Chapolim Colorado" precisa fazer para que Lula e sua turma do PT entendam que ele não é um grande amigo, mas, sim, uma enorme ameaça à estabilidade no subcontinente?"
JOSUÉ LUIZ HENTZ (São João da Boa Vista, SP)

Crime e garupas
"A proibição de garupas em motos no Rio será mais uma medida inócua no combate à violência. Se foi eficaz na Colômbia, não quer dizer que vá funcionar por aqui. E, quanto à fiscalização, será ela eficiente em tempo integral, especialmente à noite, quando aumenta o número de assaltos? Não acredito.
Os grandes prejudicados serão os que usam as motos como meio de vida.
Moto é apenas mais um dos meios utilizados para assaltar, pois assalta-se também a pé, de carro e, principalmente, de bicicleta.
Não custa repetir que precisamos é de polícia nas ruas, mas sem interferir no direito de ir e vir dos cidadãos de bem."
OMENDES GALDINO DE OLIVEIRA (Rio de Janeiro, RJ)

Lula x FHC
"O senhor Rosmil Pachá Jabur ("Painel do Leitor" de ontem) parece não ter percebido que o governo do "sindicalista monoglota" perdeu seu comandante, José Dirceu, que continua nos bastidores, e nem assim conseguiu um PIB melhor do que o do México, do Chile, da Índia, da China etc. Pior ainda, manipulou o IBGE -e a maioria dos trabalhadores neste país é informal.
Lamento informar que o leitor Jabur, na verdade, trocou o roto pelo rasgado."
FRANCISCO DA COSTA OLIVEIRA (São Paulo, SP)

Planos de saúde
"Sou associado ao plano de saúde Sul América há mais de 40 anos -em grupo, quando trabalhava em empresa automobilística, e individual após a aposentadoria.
Nessa última situação, a mensalidade tem aumentado de tal forma que hoje se tornou insustentável, obrigando-me a qualquer momento a interromper o pagamento e, assim, ficar à mercê do (precário) sistema público de saúde.
Para demonstrar a disparada dos aumentos, a mensalidade, em junho de 95, correspondia a 9,57% do benefício da aposentadoria; neste mês, foi de 40,47%. É claro que houve mudança de faixa etária, mas a proporção de aumento é um absurdo, já que os reajustes anuais sempre foram bem acima da inflação.
E tudo isso amparado pela Susep ou por outro qualquer órgão governamental, que garantem a lucratividade desses grupos sem se importar com a situação dos assegurados."
LORENZO ESPINACH (Tremembé, SP)

Promotor e motoqueiro
"Não posso deixar de manifestar minha indignação com a carta do leitor Eugênio de Barros ("Painel do Leitor", 9/1), um tratado de ignorância jurídica e total inadequação com os direitos da pessoa humana.
Defende ele a brutalidade cometida pelo promotor de Justiça Pedro Barcarat Pereira, que, com uma arma de uso proibido, matou com 11 tiros um motoqueiro. Coisa corriqueira no Brasil e que parece ser o sentimento médio da população, envenenada por esse tipo de pensamento totalitário.
Entende-se por legítima defesa, no Código Penal, aquele que, usando "moderadamente dos meios necessários, repele injusta agressão". Ainda que o promotor agisse em legítima defesa, agiu abusivamente e com excesso, o que é punível pela lei penal.
Aguarda-se uma justiça que não chegará nunca."
ANTONIO CALIXTO (Ribeirão Preto, SP)

Saúde
"Sobre o texto "Goiano morre com suspeita de febre amarela no Paraná" (Cotidiano, 10/1), a Secretaria de Estado da Saúde esclarece que a lista dos municípios paulistas considerados de risco para a febre amarela, divulgada no site do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado (CVE), existe desde a década de 1980. Nesses municípios, a vacinação contra a febre amarela faz parte da rotina do calendário da rede pública. Para as demais regiões do Estado, a indicação da vacina é apenas para quem vai viajar a áreas de risco da doença no país.
O Estado de São Paulo não registra caso de febre amarela desde o ano 2000."
VANDERLEI FRANÇA, assessor de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde (São Paulo, SP)

Boas-festas
A Folha agradece e retribui os votos de boas-festas recebidos de: Hidenari Hayashi, presidente da Igreja Messiânica Mundial do Brasil (São Paulo, SP); Caíto Quintana (Curitiba, PR); Marcelo Fradim Comunicação e Eventos (Franca, SP); Fujifilm do Brasil Ltda. (São Paulo, SP); Pastoral do Migrante (Guariba, SP); Cooparaíso - Cooperativa Regional dos Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso Ltda. (São Sebastião do Paraíso, MG); International Paper (Luiz Antônio, SP); Hospital Santa Tereza (Ribeirão Preto, SP); Concessionária de Rodovias Tebe S/A (Bebedouro, SP); JH Editor Assessoria de Imprensa (Bocaina, SP); Stream Palace (Ribeirão Preto, SP).

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Texto Anterior: Celso Roma: Oposição unida e programática

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.