São Paulo, Sábado, 12 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cog quem?

CLÓVIS ROSSI

São Paulo - Veja, ilustre leitor, a delícia que é o país ter um intelectual de truz, como Fernando Henrique Cardoso, na Presidência da República. Só alguém como ele seria capaz de introduzir a expressão "dissonância cognitiva" em uma reunião ministerial para discutir as dificuldades do governo.
Suspeito que mais de um ministro terá se interrogado, baixinho: "De partido será esse cog-sei-lá-o-que que meu chefe pretende nomear para o ministério? Será para o meu lugar?".
Se o presidente pertencesse à chusma inculta, teria dito simplesmente o seguinte: "Eta povinho besta, que é incapaz de entender todas as maravilhas que eu faço em benefício dele".
Mas, como é intelectual bem-preparado, consegue formular raciocínios inéditos e lançar conceitos que revolucionam a forma de administrar não no Brasil, mas quiçá em todo o planeta, talvez até além dele.
Só mesmo com uma sólida formação acadêmica alguém teria descoberto que os ministros pertencem ao governo, não aos partidos que os indicaram. Não é um conceito profundamente revolucionário?
Sei que sempre haverá um cético de plantão para dizer que o ministro Waldeck Ornélas (Previdência) é ministro de Antonio Carlos Magalhães, e não do governo. Seria do governo se fosse demissível sem uma consulta prévia ao presidente do Senado. Alguém realmente acha que o presidente afastaria Ornélas sem, antes, consultar ACM?
Não importa. O que conta é o fato de que, conceitualmente, até o Ministério da Previdência é do governo, e não do partido que indicou o ministro Ornélas (no caso, o PFL).
Como tampouco importa o fato de que, se a popularidade do presidente anda baixa, isso talvez se deva ao elevado desemprego e às dificuldades econômicas mais ou menos generalizadas. É um raciocínio muito simplista. Conceitualmente, trata-se de "dissonância cognitiva" e estamos conversados.


Texto Anterior: Editorial: A MÁFIA E O SALDO DA CPI

Próximo Texto: Brasília - Fernando Rodrigues: Viva a dissonância cognitiva
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.